Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

IFAB salienta que VAR só deve intervir em lances "claros" de fora de jogo

Últimos jogos na Premier League têm ficado marcados por golos anulados por foras de jogo milimétricos.

IFAB salienta que VAR só deve intervir em lances "claros" de fora de jogo
Notícias ao Minuto

21:17 - 30/12/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Arbitragem

A última jornada da Premier League ficou marcada por decisões polémicas e golos anulados com foras de jogo milimétricos, o que originou uma chuva de críticas sobre estas decisões do videoárbitro.

Ora, esta segunda-feira, o IFAB (International Football Association Board), pela voz do seu secretário-geral, veio a público explicar que o recurso a esta ferramenta só deve ser feito em lances de erro flagrante.

"O princípio importante é que só devem ser alteradas decisões claras e óbvias. Não se deve perder tempo a tentar perceber algo milimétrico. Se passas vários minutos a tentar perceber se é fora de jogo então não é algo tão claro e óbvio, pelo que a decisão inicial deve manter-se", considerou Lukas Brud, em declarações à Associated Press.

"O que precisamos de definir é o que pode ser entendido como claro e óbvio, que é aquilo que deve ser revisto pelo VAR. Em teoria, um lance com um milímetro em fora de jogo deve ser anulado, mas se a decisão determina que o jogador está em jogo e o VAR precisa de olhar para cinco ou dez câmaras para perceber se está ou não, então a decisão original deve manter-se. É esse o problema: as pessoas estão a tentar ter olho clínico. Não estamos à procura da melhor decisão, mas sim a tentar livrar-nos de erros claros e óbvios. Se a primeira imagem mostrar que o jogador está em posição irregular, então é fora de jogo e ponto final. Se não é óbvio, então a decisão não pode ser mudada e ficas com a original. Estamos em contacto com todas as competições que estão a usar o VAR nas próximas semanas, porque estamos a observar mudanças que não estão a ser implementadas da forma como deviam", acrescentou.

O secretário-geral do IFAB assegurou ainda que as novas diretivas serão dadas no final da Assembleia Geral anual do organismo, agendada para o final de fevereiro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório