Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Jorge Jesus: "Pressão? Quero viver toda a minha vida assim"

Treinador português fez a antevisão da partida desta terça-feira frente ao Al-Hilal, a última equipa que treinou antes de rumar ao Brasil.

Jorge Jesus: "Pressão? Quero viver toda a minha vida assim"
Notícias ao Minuto

16:12 - 16/12/19 por Ruben Valente

Desporto Flamengo

O Flamengo defronta esta terça-feira o Al-Hilal, em Doha, nas meias-finais do Campeonato do Mundo de Clubes (17h30, hora portuguesa). A equipa brasileira vai tentar conquistar o terceiro título da temporada e Jesus mostra-se confiante, diz que existe uma pressão positiva, mas que por agora o objetivo é pensar na equipa saudita, que treinou anteriormente, e não no Liverpool.

Fique com o essencial da conferêcia de imprensa do técnico português.

Impressões do Al-Hilal: A ideia foi cada vez mais nós responsabilizarmos a nossa meia-final. No Brasil falou-se muito no Liverpool, mas esqueceram-se que temos de jogar uma meia-final antes. E esqueceram-se porquê? É uma equipa saudita, que não é muito conhecida e há sempre tendência a desvalorizar. É uma equipa que conheço bem, e a equipa que amanhã vai jogar só um jogador é que não é do meu tempo, que é o central. Todos os outros são jogadores que trabalharam comigo e sei o valor daquela equipa. Quis também que o Flamengo que a conhecessem melhor, com os seus próprios olhos. Portanto aproveitámos para fazer um treino com os nossos possíveis adversários.

Competição que na Europa não tinha a mesma importância: Este Campeonato do Mundo de Clubes cada vez vai ter mais importância. Antigamente vinha-se cá e jogava-se a final. Agora já são vários continentes e, se calhar, a partir do próximo ano, vão passar a ser 24 clubes. Para ser campeão do mundo vai ser muito mais difícil. Hoje as equipas europeias olham para esta competição com outros olhos. Lá a época ainda vai a meio e para vocês terem um dado, o Flamengo já tem 74 jogos realizados, o Liverpool tem 27. Só para vocês verem como está o nível de competição de uma equipa para a outra. Este é o troféu mais difícil e também mais importante para os clubes, tal como é a Libertadores e a Champions.

Relação com Gomis e antigos jogadores: É uma mistura de sentimentos. Hoje sou treinador do Flamengo. Tenho o carinho dos meus jogadores que me ajudaram a ganhar os dois títulos mais importantes do Brasil e uma equipa na qual eu ajudei a formar, mais o presidente Sami. Os quatro avançados foram todos contratados após a minha chegada. Hoje já não tenho nada a ver com a equipa do Al-Hilal. O Gomis foi um dos jogadores que fomos buscar à Turquia. Falámos que ainda nos íamos encontrar este ano para jogar e parece destino. A verdade é que nos encontrámos na meia-final do Mundial de Clubes.

Já não há influência de Jesus no Al-Hilal: É normal que o capitão de equipa [o Carlos Eduardo] colocasse a sua equipa focada no jogo de amanhã. Acho muito bem.

Pressão: O Flamengo teve uma época de pressão e há sempre pressão. É um clube que exige o máximo e exige objetivos. É um ano de pressão, mas de muita satisfação. É um ano de prazer e é isso que vamos tentar fazer. Ter uma alegria muito grande de jogar, proporcionar um bom espetáculo e tentar ganhar. A pressão não conta para nada. O sucesso leva as equipas a ter momentos de grandes pressões. Quem é que não quer ter pressão sobre o sucesso? Quer viver a minha vida toda assim.

Mundial de Clubes visto com olhos europeus e olhos sul-americanos: Quem tem razão? É quem qualifica esta competição como a mais importante para um clube. Como já disse, vai ser cada vez mais difícil ganhar esta competição e ninguém tem dúvidas que esta competição vai ganhar ainda mais importância. Vai ser uma competição com um prestígio muito grande.

Treinador do Al-Hilal, Lucescu: Está a fazer um ótimo trabalho. Fez um bom trabalho na Grécia e com certeza teve um grande treinador, o pai dele, que foi um grande treinador.

Equipa do Golfo Pérsico pode ganhar o Mundial de Clubes: Acredito que sim e vou explicar porquê. Uma vez que o campeonato do Mundo não tem limite de estrangeiros, é uma questão de ter uma boa estrutura e capacidade financeira para contratar os melhores jogadores da Europa. Só aí já pode chegar à final do Campeonato do Mundo e ganhar. O Al-Hilal tem grandes jogadores que jogavam na Europa.

Festejos de Gomis: A manifestação do Gomis foi de carinho. Ele fez o golo e foi dedicar-me o golo a mim. O sentido não foi provocar os jogadores do Flamengo. Ele é um grande jogador e uma excelente pessoa com uma cultura acima da média.

Flamengo ter mais de 70 jogos, Liverpool com 27: Claro que quando estás a meio de uma temporada, não estás no limite. Mas a equipa do Liverpool é uma equipa que joga há cinco/seis anos. Mas o que me interessa é o Al-Hilal. O Al-Hilal ainda tem uns 15 jogos realizados. É subjetivo ver como uma vantagem ou desvantagem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório