Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Leões cedidos voltam à casa de partida. Eis o ponto de situação

Matheus Pereira, Gelson Dala, Ivanildo Fernandes e Viviano regressam de empréstimo. Jonathan Silva vai render encaixe financeiro.

Leões cedidos voltam à casa de partida. Eis o ponto de situação

A presente temporada ainda não acabou e o Sporting sonha conquistar a Taça de Portugal, cuja final acontece no dia 25 de maio diante do FC Porto. No entanto, em Alvalade já começam a ser afinados alguns pormenores para a pré-época 2019/20. É o caso dos.... 'emprestados'.

O Desporto ao Minuto sabe que Gelson Dala, Viviano e Matheus Pereira vão regressar assim que acabem as respetivas temporadas nos clubes cedidos. Ainda assim,  o futuro do guardião italiano é aquele que, neste momento, suscita mais dúvidas.

Também Ivanildo Fernandes, jovem defesa central que se assumiu como uma das melhores unidades no desempenho histórico do Moreirense, parece ter convencido Marcel Keizer e vai fazer parte do plantel principal dos leões.

Estes quatro jogadores reúnem algo em comum nesta temporada em que jogaram longe de Alvalade: agarraram um lugar nas equipas às quais foram emprestados. 

Dala convence mesmo após lesão 

Gelson Dala foi emprestado ao Rio Ave em janeiro de 2018 e a aposta correu, no entender dos responsáveis leoninos, de forma bastante positiva. Apesar de ter contraído uma lesão a meio desta época, que o deixou de fora cerca de três meses, o internacional angolano conseguiu convencer Daniel Ramos e os adeptos do emblema de Vila do Conde. 

Rápido, ágil e imprevisível, Gelson Dala conseguiu ganhar aquilo que tanto procurava: minutos no principal escalão do futebol português. Agora irá regressar a Alvalade com um registo muito razoável: cinco golos em 19 partidas do campeonato. 

Matheus chega com ritmo alemão 

Matheus Pereira também contou com alguns revés na temporada, mas acabou por afirmar-se como uma mais-valia no Nuremberga, equipa recém despromovida na Bundesliga. O avançado brasileiro assinou três golos em 18 jogos disputados no principal escalão do futebol alemão. 

Depois de ter protagonizado, no início da temporada, um clima de alta tensão com José Peseiro, treinador que iniciou a temporada no Sporting, o avançado brasileiro acabou por somar mais uma cedência no currículo, falhando assim uma nova tentativa de se afirmar definitivamente na equipa principal leonina. 

Matheus Pereira regressará no final da época e estará à disposição de Marcel Keizer que, recorde-se, é um treinador que privilegia o futebol rápido através dos flancos. Em teoria, as qualidades de Matheus devem agradar ao técnico holandês. 

Viviano com nova vida em Alvalade? 

Emiliano Viviano chegou ao Sporting no último verão com a difícil missão de fazer esquecer Rui Patrício, guardião português que se mudou para o Wolverhampton. O experiente guardião italiano não fez, porém, um único jogo oficial ao serviço do Sporting, tendo sido emprestado ao Spal em janeiro. 

Pelo emblema italiano, que já assegurou a permanência no principal escalão do futebol italiano, Viviano agarrou o lugar de titular indiscutível na baliza. Em 16 jogos sofreu 22 golos, um registo razoável para uma equipa que andou sempre na luta dos 'aflitos'. 

O Desporto ao Minuto sabe, que no entanto, o Spal não possui condições financeiras para contratar Viviano a título definitivo e por isso o guardião italiano irá regressar a Alvalade. No Sporting, Viviano vai encontrar um treinador que já conhece, mas que lhe pode dar uma nova oportunidade. 

Patrão Ivanildo à espera de oportunidade 

Ivanildo Fernandes é um dos jogadores com maior mercado. O central de 23 anos estreou-se na I Liga esta temporada e fê-lo de forma brilhante. Ao longo da temporada, Ivanildo foi somando boas exibições e colecionando dados estatísticos que o valorizam no regresso ao Sporting. 

Um bom exemplo que comprovam as boas exibições de Ivanildo no Moreirense está no número de interceções arrecadadas na 33.ª e penúltima jornada. Segundo os dados da GoalPoint foram cinco e não houve nenhum jogo com um número igual. 

Visualizar esta foto no Instagram.

 Os tops de desempenho na Jornada 3⃣3⃣ da #LigaNOS #futebolcomtalento

Uma publicação compartilhada por GoalPoint.pt (@goalpoint) em 12 de Mai, 2019 às 2:29 PDT

Com Coates, Mathieu e André Pinto colocados na porta de saída, Ivanildo pode assim ser uma boa solução quer para a administração leonina, que assim não terá de ir ao mercado em busca de um novo 'patrão', quer para Marcel Keizer, técnico que já demonstrou valorizar o talento dos jovens jogadores formados em Alcochete. 

Jonathan vai render milhões 

Em sentido inverso à da grande maioria dos jogadores emprestados pelo Sporting, Jonathan Silva parece ter convencido o Leganés a exercer a opção de compra que vigora no contrato de cedência temporária. 

Segundo informações recolhidas pelo nosso site, o emblema espanhol vai pagar três milhões de euros para ficar, em definitivo, com o internacional argentino. 

A influência de Jonathan na equipa dos pepineros é evidente e os números não deixam espaço para qualquer dúvida: três golos em 33 jogos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório