Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

De Pepe a Loum. As opções de Conceição para colmatar a lesão de Danilo

Muito provavelmente o internacional português será baixa para a deslocação a Tondela. Confira quais as soluções à disposição de Sérgio Conceição.

De Pepe a Loum. As opções de Conceição para colmatar a lesão de Danilo
Notícias ao Minuto

08:06 - 18/02/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Sérgio Conceição volta a lidar com mais uma lesão de Danilo. O médio português contraiu uma entorse traumática do tornozelo direito no duelo com o Vitória de Setúbal, na sequência de uma falta cometida por Éber Bessa, e pode constituir uma baixa importante num ciclo 'infernal' que está ao virar da esquina.

O médio português já tinha falhado, esta temporada, quatro jogos devido a lesão, um número que pode aumentar já na sexta-feira, altura em que o FC Porto visita o Tondela. 

No ano passado, Danilo também sofreu uma lesão no meio da temporada, que até o impediu de disputar o Mundial'2018, e nessa altura Sérgio Conceição recorreu-se a Sérgio Oliveira. 

O jogador formado no FC Porto correspondeu à exigência de Conceição, mas esta temporada perdeu espaço nas escolhas dos portistas e acabou mesmo por ser emprestado aos gregos do PAOK em janeiro. 

Pepe, Óliver ou Loum? 

Agora, perante nova lesão de Danilo, o meio campo do FC Porto precisa de um elemento que solucione a ausência do internacional português. Os dragões ainda não divulgaram o tempo de paragem de Danilo, mas tudo indica que estará fora do jogo com o Tondela. No plantel atual dos dragões não existe nenhum jogador que reúna as mesmas características de Danilo. No entanto, há várias cartas que podem ser lançadas por Sérgio Conceição. 

No último jogo, o técnico azul e branco remeteu Pepe para o banco de suplentes e fez regressar o eixo defensivo que melhores resultados tem apresentado. Felipe e Militão voltaram a formar dupla e a baliza de Iker Casillas ficou a zeros. Ora, neste sentido, não seria surpreendente ver Pepe no lugar mais recuado do meio campo. Apesar de não ser o lugar habitual do internacional português, esta não é uma posição desconhecida. Pepe já jogou como médio mais defensivo no Real Madrid de José Mourinho, por exemplo. 

Danilo lesionou-se ainda na primeira parte do triunfo diante do Vitória de Setúbal (2-0) e Conceição não teve muito tempo para pensar. Assim que o português começou a queixar-se do tornozelo, o técnico portista mandou o espanhol aquecer. Poucos minutos, Óliver entrou mesmo e... exibiu-se a bom nível no Estádio do Dragão. 

Óliver é um jogador em quem Conceição já demonstrou confiar. Seja mais à frente ou mais recuado no meio campo, o médio espanhol dá garantias naquilo que é a posse de bola e ajuda de forma direta nas transições ofensivas. No entanto, defensivamente não tem a capacidade física de Danilo. Contra o Vitória de Setúbal a solução Óliver funcionou - ainda que em alternância constante com Herrera - porque o FC Porto apenas se preocupou em atacar. Perante um adversário com maior poderio ofensivo, Óliver pode sentir sérias dificuldades em ocupar um lugar que acarreta tantas responsabilidades defensivas. 

Nestas contas importa recordar Loum. O médio emprestado pelo Sporting de Braga chegou ao FC Porto em janeiro, depois de ter brilhado no Moreirense na primeira metade da época. Loum tanto pode jogar como um seis ou um oito. Estando a vaga de Danilo em aberto, o jovem senegalês de 22 poderá ser uma solução a ter conta. Apesar de ainda não ter feito a estreia pelo FC Porto, Loum poderá uma surpresa de Conceição em Tondela. 

Ciclo infernal de quatro jogos

Os próximos jogos do FC Porto são de elevado grau de dificuldades e podem ser cruciais no futuro da equipa azul e branca nas mais diversas competições. Depois de visitar Tondela, na próxima sexta-feira, o FC Porto recebe o Sporting de Braga em jogo da 1.ª mão das meias finais da Taça de Portugal e, passados cinco dias, segue-se um embate com o rival Benfica. 

Se as coisas não poderiam ser mais complicadas, de seguida o FC Porto disputa a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com a receção à AS Roma. Os dragões partem em desvantagem, face ao resultado em Itália, mas têm todas as condições para carimbar a passagem à fase seguinte da Liga milionária. 

Data Jogo Competição
22/02 Tondela (F) I Liga
26/02 Sp. Braga (C) Taça de Portugal
03/03 Benfica I Liga
06/03 AS Roma Liga dos Campeões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório