Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Os 'diamantes' que saíram de Alvalade por milhões e ainda não brilharam

Adrien Silva, João Mário e Islam Slimani deixaram Alvalade debaixo de elevadas expetativas mas não conseguiram corresponder nos novos clubes.

Os 'diamantes' que saíram de Alvalade por milhões e ainda não brilharam
Notícias ao Minuto

08:49 - 17/10/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

As vendas de jogadores são uma das principais fontes de encaixe financeiro de um clube de futebol. Neste sentido, os emblemas procuram sempre o melhor negócio possível. Um negócio que vá ao encontro dos interesses do jogador, do clube e que satisfaça em questões monetárias. 

Quem compra, quer comprar por menos, quem vende, quer vender por mais. Muitos negócios levam dias, semanas e até meses de reuniões e propostas até chegar ao valor final.

Nesse sentido, num passado recente, o Sporting registou três das suas maiores vendas: João Mário, Adrien Silva e Islam Slimani

Os negócios foram bons e os atletas mostraram-se satisfeitos com os seus novos destinos, mas os registos nos clubes para os quais se mudaram são coincidentes com a utilização no emblema leonino ou com a dimensão do negócio? Ora vejamos.

João Mário. O médio deixou o Sporting em 2016 para assinar pelo Inter de Milão, num negócio a rondar os 40 milhões de euros, com um contrato válido até junho de 2021. Apesar de o registo de 45 jogos disputados pelos leões, na primeira temporada ao serviço ds italianos assinou três golos em 32 partidas. Porém, a partir daqui, foi sempre a 'descer'.

Em 2017/18 fez 15 jogos na primeira metade da época e, na segunda metade, foi cedido ao West Ham, onde marcou dois golos em 14 jogos. Esta temporada, regressou a Itália e ainda não somou qualquer minuto. 

Adrien Silva. Saiu do Sporting por 24,5 milhões de euros, num negócio que deu muito que falar. Por 14 segundos, o Leicester City não conseguiu inscrever o internacional português na Premier League, empurrando o médio para os sub-23 do clube até janeiro de 2017, para, então, ser inscrito corretamente.

Assim sendo, começou a trabalhar com a formação principal a meio da temporada 2017/18, disputando 16 jogos, sem qualquer golo apontado. Esta época, o ex-leão ainda só alinhou pelo Leicester City em quatro ocasiões, e também ainda não teve a felicidade de marcar. 

Islam Slimani. Poucos são os que não se lembram da sua despedida de Alvalade, lavado em lágrimas, depois do Clássico com o FC Porto, em 2016/17. Com um contrato assinado com o Leicester City que valeu 30,5 milhões de euros aos cofres do Sporting, o argelino viajou até Inglaterra, depois de ter marcado 31 golos em Alvalade, na época anterior. 

Nessa mesma temporada, marcou oito tentos nas 29 partidas em que participou. Em 2017/18, o cenário não foi tão positivo. Na primeira metade da época fez cinco golos em 17 encontros e, em janeiro, foi cedido ao Newcastle, onde só jogou em quatro ocasiões. 

Sem espaço na equipa do Leicester City, os ingleses optaram por emprestar o argelino ao Fenerbahçe, por uma temporada, onde assinou, até aqui, três golos em nove duelos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório