Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fernando Pimenta é história: O melhor do mundo é português

Fim de semana de sonho do canoísta de Ponte de Lima consolida-o como um dos melhores atletas da história do nosso país.

Fernando Pimenta é história: O melhor do mundo é português
Notícias ao Minuto

08:24 - 27/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Mundiais

Fernando Pimenta assinou, este fim de semana, uma das mais douradas páginas do desporto português, ao conquistar, em menos de 48 horas, as medalhas de ouro em K1 1000m e K1 5000m, nos Mundiais de Canoagem que decorreram em Montemor-o-Velho.

Em K1 1000m, esta foi uma estreia para o canoísta do Benfica, que já tinha conquistado o bronze em 2015 e a prata em 2017. Já em K1 5000m, o português voltou a demonstrar ser ‘rei e senhor’, tendo defendido o título arrecadado no último ano, na República Checa.

Dois dias de sonho que servem como corolário para 11 anos de conquistas na modalidade. A primeira de todas foi em 2005, quando, juntamente com Jorge Castro, João Ribeiro e Flávio Pereira, se sagrou campeão de K4 500m no Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorreu em Itália.

Desde então, o atleta natural de Ponte de Lima não mais parou. Ao todo, já lá vão 69 medalhas, sendo que 23 são de ouro, 26 são de prata e 20 de bronze. No entanto, não se dá por satisfeito e já estabeleceu a meta seguinte: “Fica a faltar o ouro olímpico, a cereja no topo bolo de qualquer atleta”.

'Papa-recordes'

Se, em Portugal, ‘papa-recordes’ é, habitualmente, sinónimo de ‘Cristiano Ronaldo’, a mesma expressão pode ser utilizada para descrever Fernando Pimenta, que, além de duas medalhas de ouro, deixa Montemor-o-Velho com uma série de registos históricos.

É o primeiro atleta a vencer, em Portugal, um título mundial em disciplina olímpica. É também o primeiro a deter, no mesmo ano, dois títulos mundiais. Com a particularidade de ter conquistado ambos num só fim de semana.

É também o primeiro canoísta de sempre a conquistar as provas de K1 1000m e K1 5000m no mesmo Mundial, e o primeiro campeão europeu e mundial de K1 1000m no mesmo ano desde 2010, sucedendo ao alemão Max Hoff.

Fernando Pimenta consolida-se, assim, não só como um dos melhores canoístas de sempre, como um dos melhores atletas da história de Portugal. Venham agora os Jogos Olímpicos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório