Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Aves fez história e ganhou a Taça: Do herói Guedes ao salvador José Mota

O Aves nunca tinha vencido a Taça de Portugal. Mas a história mudou no dia 20 de maio de 2018 por culpa destes protagonistas.

Notícias ao Minuto

07:07 - 21/05/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Lágrimas, sorrisos, golos e muita emoção. Foram estes os ingredientes da final da Taça de Portugal disputada pelo Desportivo das Aves e o Sporting (2-1) na tarde de domingo. Com o Estádio Nacional, no Jamor, esgotado, as duas equipas protagonizaram um belo espetáculo naquele que foi o último jogo da temporada em Portugal. 

Muito se falou naquela que foi a semana mais negra na história do Sporting. Tudo aquilo que aconteceu fora das quatro linhas deixou, de forma clara, marcas nos jogadores do Sporting. Mas não é apenas isso que justifica a derrota dos comandados de Jorge Jesus. 

Do outro lado esteve um Aves bem organizado, compacto, seguro e com matreirice suficiente na hora de atacar. A equipa de José Mota não praticou um futebol deslumbrante,  mas foi tremendamente eficaz na forma como circulou a bola. Sem grandes individualismos, e com muita velocidade, o Aves valeu-se sobretudo do espírito de união que foi construído pelo técnico que pegou na equipa no final de janeiro. 

Além disso, a experiência de jogadores como Vítor Gomes, Quim ou Nélson Lenho também se revelou fundamental em determinados momentos do jogo. No entanto, foi mesmo Alexandre Guedes o homem do jogo. 

Alexandre, o homem formado em Alchochete 

Tem 24 anos e é o novo herói na Vila das Aves. Alexandre Guedes ficará na história do Desportivo de Aves depois de ter bisado diante do Sporting. O dado mais curioso é que Guedes passou a formação, enquanto jogador, na Academia Sporting, em Alcochete, tendo mudando-se para os espanhóis do Reus em 2013. 

Passados dois anos regressou a Portugal para jogar ao serviço do Aves. Fez 80 jogos nas duas primeiras temporadas e naquela que só agora terminou apenas alinhou em 23 partidas, mas foi mesmo na última que foi fundamental. Dois golos à ponta de lança - o primeiro em 'peixinho' e o segundo a levar toda a defensiva leonina à frente - que, com toda a certeza, lhe ficarão na memória. E, diga-se, não é caso para menos. 

José Mota também na história 

O técnico do Desportivo de Aves compareceu na sala de imprensa do Jamor, após conquistar a Taça de Portugal, algo desiludido e desapontado pela falta de atenção dada ao Aves durante a semana. José Mota acredita que o momento vivido pelo Sporting, fora das quatro linhas, não justifica que o Aves ficasse para segundo plano. 

De facto, o contexto que se viveu na última semana não deu grande protagonismo ao Aves, mas ninguém terá dúvidas de que o Aves é um justo vencedor desta Taça. E se há um responsável por tal é mesmo José Mota. O técnico de 54 anos chegou ao Aves em janeiro, altura em que o clube atravessava uma fase bastante complicada, e conseguiu alcançar dois feitos: manter o Aves na I Liga e conquistar, pela primeira vez na história do clube, a Taça de Portugal. 

Aves vs Sporting
2 Oportunidades de golo 6
11 Remates 22
6 Remates à baliza 8
6 Recuperações de bola 5
4 Cantos 11
1 Fora de jogo 0
5/0 Cartões amarelos/vermelhos 1/0
19 Faltas 8
38% Posse de bola 62%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório