Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cidade americana celebra 35 anos de carreira de artista Fernando Silva

A cidade de Edison, no estado americano de Nova Jérsia, organiza, até 28 de fevereiro, uma exposição que celebra os 35 anos de carreira do artista plástico português Fernando Silva.

Cidade americana celebra 35 anos de carreira de artista Fernando Silva
Notícias ao Minuto

09:45 - 17/01/18 por Lusa

Cultura Edison

A exposição abriu esta semana no Edison Arts Center, com a presença do presidente da Câmara da cidade, Tom Lankey, tem o título "Soul of Portugal" ("Alma de Portugal"), e reúne 33 aguarelas.

"Em 2018, celebro 35 anos de exposições públicas. Para isso, foram planeadas diferentes manifestações de arte, em diferentes locais, e a convite de diversas entidades", explicou o artista à Lusa.

Depois de Edison, Fernando Silva vai mostrar 16 telas a óleo na Kean University, em Nova Jérsia, de 26 de maio a 28 de setembro. A exposição terá o título "Metamorfososes".

Fernando Silva, de 65 anos, regressa depois à Murtosa, de onde é natural, para celebrar a sua carreira com três exposições: uma de fotografia, outra de retrospetiva do seu trabalho e outra com o título "Varinas, Pescadores e Bacalhoeiros".

"Neste momento, também estou a executar um monumento sobre a família americana, que será inaugurado em junho para celebrar os 20 anos do Edison Arts Society, e será instalado num dos parques públicos da cidade", explicou o artista.

Um dos mais importantes trabalhos de Fernando Silva são dois grandes murais de azulejos, contando a história de Edison e os seus protagonistas, que foram inaugurados no ano passado, na entrada do complexo municipal.

Os murais, constituídos por 400 azulejos feitos a mão, demoraram um ano a ser construídos e pintados.

Fernando Silva, que vive nos Estados Unidos há 22 anos, fez parte da Força Aérea, em Portugal, e fez uma licenciatura em design urbano, tendo estuado escultura e cerâmica.

Desde o começo da carreira, já participou em exposições individuais e coletivas em França, Espanha, Suíça, Alemanha, Ucrânia, Brasil e alguns países africanos, além de Portugal e dos Estados Unidos.

Também ilustrou livros de poesia e desenhou cenários para peças de teatro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório