Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Carlos do Carmo é "presença incontornável da canção mundial"

A presidente da Assembleia da República afirma, em comunicado, que a atribuição a Carlos do Carmo de um "Lifetime Achivement Grammy" demonstra que o fadista é "uma presença incontornável da canção mundial".

Carlos do Carmo é "presença incontornável da canção mundial"
Notícias ao Minuto

21:41 - 01/07/14 por Lusa

Cultura Assunção Esteves

"Este prémio, com a sua ampla dimensão, expõe ao mundo o que sabem todos quantos ouviram Carlos do Carmo: que estamos perante uma presença incontornável da canção mundial e uma das figuras máximas da história do fado", afirma em comunicado Assunção Esteves.

"Carlos do Carmo afirmou-se, numa carreira que se estende por mais de cinco décadas, como um dos mais destacados embaixadores da cultura portuguesa. A mestria como coloca a voz e a justeza das tonalidades que imprime ao canto são do conhecimento de todos, assim como, no esteio da tradição, foi imprimindo inovações importantes ao fado", afirma a presidente da Assembleia da República.

Assunção Esteve atesta que o criador de "Por morrer uma andorinha" se tornou "uma referência para as novas gerações de fadistas, apadrinhando muitos dos valores emergentes do fado, como é bem notório no último disco que editou, 'Fado é amor'".

"Carlos do Carmo é um cantor atento à nossa língua, ao sentido das palavras, ao modo como se deve contar cada história. E são as palavras, na melodia conjuradas, que nos fazem essa 'estrada deslumbrada', com que com ele caminhamos, gratos e orgulhosos por esta distinção tao importante", remata.

A fadista Mariza, em declarações à Lusa, por seu lado, afirmou que "a distinção é mais do que merecida".

"Sinto uma felicidade enorme pelo meu mestre Carlos do Carmo. São 50 anos dedicados ao Fado e à Cultura portuguesa", afirmou a fadista com a qual Carlos do Carmo partilhou alguns palcos, nomeadamente o Royal Albert Hall, em Londres.

Carlos do Carmo, de 74 anos, vai receber um "Lifetime Achivement Grammy", no dia 19 de novembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, no Estado norte-americano do Nevada.

"O 'Board of Trustees' da Latin Academy of Recording Arts and Sciences [LARAS] decidiu, por unanimidade, atribuir a Carlos do Carmo o 'Lifetime Achievement Award', galardão que distingue a obra das grandes referências do panorama musical internacional", indica a produtora do fadista em comunicado.

Em novembro deste ano, será estreado um documentário sobre a carreira do fadista intérprete de êxitos como "Estrela da tarde", "Os Putos", "Fado do Campo Grande", "Pontas Soltas" e "Canoas do Tejo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório