Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Táxi' espacial criado pela Boeing e SpaceX

A agência espacial dos EUA (NASA, na sigla em Inglês) selecionou a Boeing e a SpaceX para construírem a próxima nave para transportar astronautas para a Estação Internacional até 2017, revelou hoje o seu administrador Charles Bolden.

Notícias ao Minuto

06:15 - 17/09/14 por Lusa

Tech Nave

A Agência Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA), que tem sido incapaz de enviar astronautas para o espaço desde o fim do meio de transporte ('space shuttle') em 2011, vai pagar 6,8 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) á duas empresas pelas suas respetivas naves espaciais.

"O potencial valor total do contrato é de 4,2 mil milhões de dólares para a Boeing e 2,6 mil milhões para a SpaceX", especificou Bolden.

A agência já gastou mais de 1,4 mil milhões de dólares desde 2010 na ajuda a empresas privadas, incluindo Boeing, SpaceX e Sierra Nevada, que foi hoje afastada, a desenvolver os seus próprios veículos de transporte.

Com o fim do programa norte-americano de veículos de transporte espacial, após 30 anos, as potências espaciais ficaram dependentes do russo Soyuz para transportar os seus cientistas para a estação espacial, a um custo de 70 milhões por pessoa.

"Desde o início, o governo do Presidente Obama tornou muito claro que a maior nação na Terra não deveria estar dependente dos outros para ir para o espaço", adiantou Bolden.

"Graças à liderança do Presidente Obama e ao trabalho árduo das equipas da NASA e das empresas, estamos hoje mais próximos de lançar os nossos astronautas de solo [norte-]americano em veículos [norte-]americanos e acabar com a dependência eu temos da Rússia em 2017", salientou.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório