Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Colo do útero: a minha mulher fez rastreio a tempo, e a sua?

O cancro do colo do útero mata uma mulher por dia em Portugal. A doença é silenciosa e o rastreio fundamental. Veja o vídeo de alerta da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Notícias ao Minuto

16:11 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Cancro

Cuidado, atenção, rotina. São estas as palavras-chave para evitar o aparecimento do cancro do colo do útero, doença que continua a matar uma mulher por dia em Portugal e cujos sintomas são silenciosos e, muitas vezes, passam despercebidos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro publicou esta sexta-feira um vídeo de alerta para a necessidade de as mulheres portuguesas olharem com atenção para o seu corpo, para fazerem os rastreios necessários e fundamentais, sob a pena de viverem, como tantas outras, com esta doença silenciosa que pode arrastar-se anos a fio sem que seja sentido um único sintoma.

“Previna-se e informe-se” é a recomendação da associação, que no seu site alerta para o facto de “cerca de 99% dos casos de cancro do colo do útero é causado pela infeção persistente por HPV, vírus do papiloma humano”.

“Surge na parte inferior do útero a que se chama colo do útero. O seu desenvolvimento é silencioso pelo que não se deve esperar pelos sinais de alarme - corrimento vaginal anormal, dor e perdas de sangue durante ou após a relação sexual”, lê-se na nota da campanha.

A prevenção através do rastreio regular (teste de HPV e/ou citologia) é fundamental para evitar o cancro do colo do útero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório