Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Centro de saúde de Vouzela volta a funcionar até à meia-noite

O centro de saúde de Vouzela retoma hoje o horário até às 00:00, permitindo o funcionamento da consulta aberta destinada a situações de doença aguda, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARC) do Centro.

Centro de saúde de Vouzela volta a funcionar até à meia-noite
Notícias ao Minuto

10:42 - 26/11/14 por Lusa

País Viseu

Desde 07 de novembro que o atendimento complementar no centro de saúde de Vouzela se encontrava suspenso, devido à greve de auxiliares e administrativos.

Na terça-feira, os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu anunciaram ter questionado o ministro da Saúde sobre este assunto.

"Acha o ministro da Saúde normal que se reduza o horário de funcionamento de um centro de saúde, já desde o início de novembro, com base numa greve, legítima, por parte dos funcionários?", perguntaram.

Os deputados Acácio Pinto, Elza Pais e José Junqueiro lamentaram que tenha havido a saída de um médico sem que tivesse sido substituído, o que, a juntar à redução do horário de funcionamento, levou a "um sentimento de abandono das populações por parte da ARS, uma vez que haverá utentes de extensões de saúde que ficarão sem cobertura médica".

Fonte da ARS do Centro garantiu à agência Lusa que o centro de saúde retoma hoje o seu horário de funcionamento, negando que esta unidade registe falta de médicos de Medicina Geral e Familiar.

"Presentemente, tem sete clínicos para uma população de 11.122 utentes. A recente saída de um médico para a Unidade de Saúde Familiar Alves Martins não afeta, de forma alguma, o normal funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Vouzela", frisou.

Segundo os deputados socialistas, a situação vivida no centro de saúde de Vouzela causou "sérios constrangimentos na acessibilidade aos cuidados de saúde por parte dos utentes do concelho".

O concelho "tem uma população com um elevado índice de envelhecimento" e situa-se na serra do Caramulo e no vale do Vouga, "o que traz dificuldades naturais de deslocação às pessoas, fruto das acentuadas barreiras geográficas", referiam na pergunta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório