Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Feira da Luz organizada pela primeira vez pela junta de Carnide

A tradicional Feira da Luz, em Lisboa, assinala em setembro 550 anos e é pela primeira vez organizada pela junta de Carnide, que pretende aproximar o evento e os fregueses, disse hoje o presidente da autarquia.

Feira da Luz organizada pela primeira vez pela junta de Carnide
Notícias ao Minuto

16:43 - 06/08/14 por Lusa

País Lisboa

De 30 de agosto a 28 de setembro, a zona envolvente ao Jardim da Luz e à Igreja da Luz recebe aquela que é uma das feiras mais antigas em Portugal, que teve a sua origem na romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Luz.

Este ano, com a reorganização administrativa de Lisboa concretizada em 2013, a organização do certame passou da câmara para a Junta de Freguesia de Carnide.

"Era uma feira que tinha pouco da realidade local", pelo que a junta apostou, na edição deste ano, em ter "um conjunto de parceiros locais e até de pequenos negócios que existem na freguesia", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Fábio Sousa referiu que o objetivo é que os visitantes vão "viver a cultura da freguesia de Carnide" e que a projetem no exterior.

Já o tesoureiro da junta acrescentou que este é "um desafio muito grande, não só em termos de logística e organização", mas também assente na forma como se interpreta a feira.

Paulo Quaresma assinalou que durante os 30 dias do evento passarão pelo local 120 feirantes. A maioria ficará todos os dias, mas os que não quiserem terão um espaço para ali estarem apenas uma semana.

"Além de ter o habitual, as farturas, os barros, as loiças, as flores, vamos fazer um esforço para atrair outro tipo de feirantes, artesãos e pessoas que têm produtos regionais para vir à feira", adiantou.

Estes comerciantes não serão apenas da freguesia, como também de outras zonas do país.

Paulo Quaresma exemplificou com os artesãos do Alentejo que se deslocam há vários anos à Feira da Luz para vender barros e loiça típica.

O mesmo acontecerá com os visitantes: "A feira atrai milhares de pessoas, sobretudo ao fim de semana, muitas de Carnide, mas também vem muita gente de fora".

A procissão de Nossa Senhora da Luz, que se realizará às 16:00 de 28 de setembro, é um dos pontos altos do certame e nesse dia "chegam a vir autocarros" de outras zonas do país, disse.

O entretenimento também será tido em conta pela junta, com cerca de 140 iniciativas.

"Muitos concertos, todas as sextas-feiras e sábados à noite, com um conjunto alargado de artistas, como Toy e Herman José, e animação de rua feita pelos grupos de teatro da freguesia", indicou o também antigo presidente daquela autarquia.

Na lista de atividades encontra-se ainda a feira da buzina, com a venda de artigos em segunda mão expostos em carros, uma recolha de sangue, rastreios na área da saúde e a troca de material escolar.

As crianças terão um espaço mais alargado, com carrosséis infantis, e juntamente com os pais poderão usar o comboio turístico para percorrer a feira e o centro histórico de Carnide, apontou Paulo Quaresma.

"As pessoas vão vê-la [à feira] sempre de forma diferente a cada dia que a visitarem", rematou.

O orçamento total para a feira é de 150 mil euros. "Este valor é suportado com as receitas da feira", nomeadamente com as taxas que os feirantes pagam, especificou o tesoureiro, concluindo que "a feira se paga a ela própria".

A entrada será gratuita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório