Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Seja mais 'egoísta', pela sua felicidade (e saúde)

Habituámo-nos a colocar as necessidades dos outros à frente das nossas mas saiba que ser egoísta de vez em quando só lhe faz bem.

Seja mais 'egoísta', pela sua felicidade (e saúde)
Notícias ao Minuto

21:03 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Ser egoísta não quer dizer que trata mal as pessoas, não tem amigos ou que não é capaz de amar. Somos ‘programados’ para sentirmos vergonha e para nos repreendermos (e repreender os outros) sempre que pomos as nossas necessidades e desejos em primeiro lugar.

Como resultado disso, muitas vezes, pomos os outros acima do nosso bem-estar. O site Mind Body Green explica que a longo prazo é preciso que se ponha em primeiro lugar para que possa ser generoso com os outros.

O mesmo meio listou ainda algumas coisas de que se deve lembrar da próxima vez que se sentir culpado por se pôr em primeiro lugar:

1. Melhora as relações: Ser egoísta é conseguir ligar-se consigo mesmo. Quando o faz, prova a si próprio que merece ser bem tratado. E não se esqueça de ser gentil consigo.

2. Cria uma expetativa de felicidade: Tentar agradar aos outros pode levá-lo num caminho de frustração, stress e desilusão. Toda a gente tem opiniões diferentes sobre a forma como se deve ou não comportar e o que deve ou não fazer. Ou seja, “não se pode agradar a gregos e troianos”, já dizia o provérbio. Por isso, mentalize-se que pôr os outros em primeiro lugar só vai fazer com que não consiga viver a vida que deseja.

3. Liberta os seus entes queridos de terem de tratar sempre de si: Estar sempre a tratar dos outros faz com que os que o amam tenham de tratar do seu bem-estar. Começar a cuidar de si vai tirar-lhes um peso dos ombros. Quebre o círculo da co dependência, sugere o Mind Body Green.

4. Faz com que pare de culpar os outros pela sua infelicidade: Quando a sua prioridade é agradar aos outros, está a dar-lhes poder sobre os seus sentimentos. Mesmo que não se aperceba, acaba por culpar os outros pela sua infelicidade. Liberte-se de ressentimentos, seja mais feliz e assim também conseguirá ter relações mais saudáveis.

Ser egoísta, neste sentido, é tomar conta de si e fazer da sua felicidade a prioridade. E lembre-se de que precisa de ter saúde e ser feliz para conseguir ajudar os outros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório