Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Documentos provam que Salgado mandou falsificar contas da ESI

Informação consta da acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado.

Documentos provam que Salgado mandou falsificar contas da ESI
Notícias ao Minuto

09:30 - 26/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Acusação

O SOL teve acesso à acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado e revela, na sua edição desta semana, que o ex-presidente do agora falido Banco Espírito Santo dava orientações a um funcionário da sucursal suíça da Espírito Santo Services para que as contas fossem falsificadas.

Segundo o mesmo semanário, o Banco de Portugal acusa Salgado de manipular as contas do BES desde 2008. Contudo, uma testemunha que se revelou ser importante denuncia que tal já acontecia desde o ano 2000.

Durante vários anos, Pierre André Butty enviava, em janeiro, as contas verdadeiras da sucursal suíça da Espírito Santo Services a Francisco Machado da Cruz (responsável de contas da ESI). Depois, em março, recebia o mesmo relatório com indicações de Ricardo Salgado sobre o que devia ser falsificado.

Conta o SOL que em 2011 Butty começou a sentir-se desconfortável com a situação, mas Machado da Cruz deu-lhe ordens para continuar o que fazia até ali. Contudo, em 2013, o Banco de Portugal começou a pedir informações sobre a Espírito Santo International (ESI) e então Butty exigiu que as ordens de Salgado deixassem de ser orais e passassem a ser escritas.

Mas não só. O funcionário da holding suíça exigiu que o documento tivesse efeitos retroativos, isto é, que apesar de ter a data de 2013 que referisse que as ordens do então presidente do BES para falsificar as contas eram dadas desde o ano 2000.

Salgado assim o fez, bem como Machado da Cruz, e no documento por si assinado garante que os trabalhadores da ES Services “nunca comprometeram aquela sociedade, por ação ou omissão, para além das instruções recebidas e das disposições do contrato”.

Segundo o SOL, Pierre André Butty já esteve em Portugal a prestar declarações e a entregar documentos ao Banco de Portugal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório