Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Salgado falsificou contas da ESI numa folha de Excel

O contabilista Machado da Cruz contou o esquema que Salgado usava para esconder a situação real do Espírito Santo Internacional.

Salgado falsificou contas da ESI numa folha de Excel
Notícias ao Minuto

22:39 - 17/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Revelação

O contabilista do GES, Machado da Cruz, foi ouvido à porta fechada na Comissão de Inquérito Parlamentar (ESI), mas sabe o Observador que havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação do Espírito Santo Internacional. Este documento tinha sido alterado por Ricardo Salgado.

As contas escondiam o buraco da ESI, em 1,3 milhões de euros, em que Salgado terá dado ordem direta para não ser assumido como verdadeiro e para que fosse considerado um mero erro.

Estes dados estão contidos no relatório final da comissão, publicados esta semana, mas sem as partes que estão sob segredo de Justiça, dá conta o Observador.

Machado da Cruz revela ainda que foi chamado à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG), a quem Salgado lhe disse que os problemas nas contas eram um erro. Para o contabilista não era possível apontar o dedo ao ‘dono disto tudo’, sob pena de provocar o caos no GES.

Ao que tudo indica, a ocultação do passivo que começou com a crise de 2008, com a omissão de 180 milhões de euros, foi feita por Salgado no seu escritório, com uma folha de Excel aberta.

O que fez então Salgado? Recalculou as obrigações de longo prazo, tendo em conta o que valiam no fim desse ano. Isto levava a que o buraco nas contas fosse aumentando, chegando até aos 1,3 mil milhões em 2013.

No entanto, esta folha de Excel não foi entregue, uma vez que o contabilista só a tinha no seu computador que se encontra na Suíça.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório