Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Se aceitar emprego longe de casa, Governo 'dá' subsídio extra

Quem está sem trabalho há mais de três meses e está inscrito no Centro de Emprego, se aceitar um emprego longe da sua área residencial terá direito a um subsídio de mobilidade. A portaria foi publicada sexta-feira, dá conta o Diário Económico.

Se aceitar emprego longe de casa, Governo 'dá' subsídio extra
Notícias ao Minuto

08:08 - 23/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Mobilidade

Se está desempregado há três meses, com inscrição válida no Centro de Emprego feita pelo mesmo período, saiba que desde a passada sexta-feira, se aceitar um emprego longe de casa vai poder contar com um apoio 'extra' do Governo.

A portaria que institui este subsídio foi publicada dia 20, entrando em vigor nos próximos 30 dias e estabelece um pagamento extra relativo ao Apoio à Mobilidade Geográfica no Mercado de trabalho.

Na prática, quem assinar um contrato de trabalho com duração superior a um mês, desde que o posto de trabalho fique a mais de 50 quilómetros da sua área de residência, poderá contar com um apoio de 209,6 euros mensais. Este apoio tem duração de seis meses, estando estabelecido um teto de ajuda de 1.257,6 euros.

Também quem celebrar contrato superior a um ano e tenha de alterar a sua área residencial, desde que esta fique a 100 quilómetros da morada atual, terá direito a comparticipação dos custos de viagem do agregado familiar. Aqui o apoio é de 62,75 euros por membro do agregado, sendo que acrescem 40 cêntimos por quilómetro percorrido a mais.

Estas regras também vão abranger os desempregados que optem por criar uma empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório