Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Preocupação do Governo com famílias é fumo que nos lançam"

Crítico e cético quanto à reforma do IRS, o bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues Azevedo, não se poupa nas palavras depreciativas às medidas propostas pelo Governo e, em entrevista ao Jornal de Negócios, destaca que a preocupação mostrada pelo Executivo com as famílias “é apenas fumo que nos lançam”.

"Preocupação do Governo com famílias é fumo que nos lançam"
Notícias ao Minuto

09:20 - 18/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Domingues Azevedo

Domingues Azevedo é assertivo quando o assunto é a reforma do IRS apresentada há semanas pelo Governo. Para o bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas, a proposta do Executivo não teve “uma orientação estratégica” para as famílias, mas sim “apenas um interesse político associado”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Domingues Azedo questiona essa alegada orientação do Governo com o facto de as famílias monoparentais saírem “prejudicadas” e as que “têm rendimentos superiores” beneficiadas face às com remunerações menores.

“A questão da família é aqui uma questão política. (…) A preocupação aqui com a família é apenas fumo que nos lançam. (…) Eu não embarco nessas nuvens de fumo”, sublinha o bastonário, afirmando que “o alívio fiscal que há é inquinado”.

Na opinião de Domingues Azevedo, o próximo ano será de agravamento fiscal para a maioria dos contribuintes pois o “alívio fiscal” de que o Governo fala “vem trazer maiores desequilíbrios, injustiça e iniquidade ao funcionamento do IRS”.

“Temos de facto um desagravamento, mas no geral vamos ter maior carga fiscal e por isso não me venham dizer que [a reforma do IRS] vem desagravar as famílias”, frisa.

O bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas critica ainda o facto de o Governo ter mantido a descida do IRC, frisando que “não se pode pedir eternamente às famílias que paguem a crise e que os outros não sejam tao pouco chamados a pagar um tostão”, destacando que “continuamos a prejudicar quem vive do seu trabalho (…) como se Portugal fosse para uns um país das maravilhas, enquanto para outros é um país das agruras”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório