Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ligações Lisboa-Bissau retomadas pela Euroatlantic Airways

A companhia aérea portuguesa 'Euroatlantic Airways' celebra na sexta-feira um acordo para realizar voos regulares entre Lisboa e Bissau, num momento em que a TAP adiou a reativação das ligações entre os dois países.

Ligações Lisboa-Bissau retomadas pela Euroatlantic Airways
Notícias ao Minuto

17:15 - 30/10/14 por Lusa

Economia Aviação

Em declarações à Lusa, o diretor de relações exteriores da companhia, José Caetano Pestana, remeteu para sexta-feira mais informações sobre a frequência das ligações regulares diretas entre os dois países, que estão suspensas desde dezembro de 2013.

"É um prazer expandir a presença da Euroatlantic em África", afirmou Caetano Pestana, salientando que estas ligações visam "ajudar a Guiné-Bissau e a sua população".

"Existem muitos casos de pessoas que precisam de vir a Portugal, seja por motivos de saúde ou outros, e é necessário ajudar", disse Caetano Pestana, acrescentando que a transportadora aérea privada foi contactada pelo governo da Guiné-Bissau.

A 'Euroatlantic Airways', participada do Grupo Pestana, é uma empresa especializada em 'leasing' de aviões para outras companhias aéreas mas tem reforçado a sua atuação em África, detendo parte do capital da 'STP Airways', a companhia aérea de São Tomé e Príncipe, e parcerias com as companhias aéreas estatais angolana e moçambicana, impedidas de voar para o espaço europeu.

Em comunicado hoje divulgado à agência Lusa, a 'Euroatlantic Airways' informa que será assinado um acordo com o Governo da Guiné-Bissau, que será representado, entre outros governantes, pelo secretário de Estado dos Transportes, João Bernardo Vieira.

A TAP suspendeu os seus voos para Bissau em dezembro de 2013 na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 cidadãos sírios com documentação falsa que viriam a ser descobertos em Lisboa, onde acabaram por pedir asilo político.

Depois desse incidente, a Guiné-Bissau elegeu novo Presidente e novo governo, pondo fim a dois anos de regime transitório após um golpe militar e, desde então, as autoridades de Bissau têm pedido o regresso das ligações regulares com Lisboa.

Nesse sentido, o aeroporto Osvaldo Vieira, o único da Guiné-Bissau que recebe voos internacionais, sofreu algumas obras, nomeadamente ao nível de segurança e controlo de entrada e saída de pessoas.

Contudo, a 15 de outubro a TAP anunciou que não estão reunidas as condições operacionais necessárias para retomar os voos para a Guiné-Bissau, previstos então para 28 de outubro, adiando o regresso das ligações por um período "não inferior a 45 dias".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório