Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Programas deste tipo houve muitos, mas este foi um exagero"

No programa ‘Olhos nos Olhos’ da TVI24, Ferreira do Amaral sugeriu que um dos grandes problemas da Europa foi o euro nas circunstâncias em que este existe (como uma moeda forte). Na opinião do economista, houve vários programas de resgate como o português “no século XX e alguns bem duros, mas este foi um exagero”.

"Programas deste tipo houve muitos, mas este foi um exagero"
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/05/14 por Goreti Pera

Economia Ferreira do Amaral

João Ferreira do Amaral foi, esta noite, o convidado de Medina Carreira no programa ‘Olhos nos Olhos’. À antena da TVI24, o economista afirmou que “os efeitos mais gravosos [do resgate financeiro] desaparecem, mas continuamos subordinados a muito mais do que as pessoas conhecem”.

“O tratado orçamental que assinámos impõe regras para o futuro, de aperto orçamental, que não vamos conseguir cumprir”, sustentou, explicando que “programas deste tipo houve muitos no século XX e alguns bem duros, mas este foi um exagero. Não deu margem nenhuma para o Governo funcionar”.

A opinião do especialista foi sustentada por Medina Carreira, que afirmou que “isto não era possível em três anos. Bastava saber que eram três anos para se perceber que não era viável”.

No entanto, o jurista assumiu que “atacam o Governo por tomar medidas excessivas, mas no mesmo período de tempo nenhum outro deixava de fazer o que este fez”.

Em relação à moeda única, João Ferreira do Amaral é perentório: “a moeda é um instrumento essencial para se gerir a independência de um país. Não teríamos tido problemas se o euro tivesse sido uma moeda normal e não tivesse valorizado tanto. Mas foi criado para ser uma moeda forte”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório