Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"BCE terá de puxar da 'bazuca' para evitar deflação"

O analista Brian Tomlinson, da Allianz Global Investors, garantiu ao Jornal de Negócios que “a única forma de baixar a cotação do euro é expandir o balanço do Banco Central Europeu”, pelo que será necessário iniciar um programa de compra de ativos e expansão monetária.

"BCE terá de puxar da 'bazuca' para evitar deflação"
Notícias ao Minuto

08:29 - 16/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Brian Tomlinson

“Há uma probabilidade maior do que 50% de que o Banco Central Europeu (BCE) avance para um programa de compra de ativos e expansão monetária, conhecida como ‘quantitative easing’”, garantiu, em entrevista ao Jornal de Negócios, um analista da Allianz Global Investors.

Na perspetiva de Brian Tomlinson, estão esgotadas as medidas convencionais – como a descida da taxa de juro e referência e da taxa dos depósitos – e nenhum destes irá resolver o problema, pelo que o BCE terá de puxar da ‘bazuca’.

“O Fed dos EUA está a fazê-lo há vários anos, o Banco de Inglaterra e o Banco do Japão também”, de forma a “manter a estabilidade dos preços” e “impedir que a zona euro caia em deflação”, afirmou, salientando que “enfraquecer a cotação do euro vai ajudar a estimular a inflação e a economia, criando empregos”.

Até porque, acrescenta: “Se o BCE não o fizer, e a desinflação continuar, iremos mover-nos em direção à deflação. Com efeito, quanto mais o BCE esperar, mais difícil será puxar a zona euro do abismo da deflação”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório