Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ivo Oliveira conquista primeiro ouro de sempre do ciclismo de pista português

O português Ivo Oliveira conquistou hoje a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista português, sagrando-se campeão europeu de perseguição, na categoria de juniores, na prova disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Ivo Oliveira conquista primeiro ouro de sempre do ciclismo de pista português
Notícias ao Minuto

21:19 - 23/07/14 por Lusa

Desporto Medalha

Ivo Oliveira dominou completamente a final, perante o francês Corentin Ermenault, rodando na frente em 11 das 12 voltas à pista, terminando a prova com um registo de 03.17,704 minutos, menos 2,028 segundos do que o adversário.

"Foi uma vitória do trabalho feito ao longo de anos com a ajuda da minha equipa, a Bairrada, e principalmente da seleção nacional. É uma sensação fabulosa ser campeão da Europa. Senti um imenso apoio do público e dos meus colegas que estavam nas bancadas. Nunca tinha visto este velódromo tão cheio e com tanto entusiasmo", disse Ivo Oliveira, antes de subir ao pódio.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, mostrou-se feliz e elogiou o trabalho do jovem corredor.

"Sabíamos que, passando à final, tudo poderia acontecer. O Ivo chegou à final com um tempo quatro segundos melhor do que o seu anterior máximo. A vitória na final foi um momento de transcendência, em que ele teve uma performance fabulosa, retirando quase mais três segundos ao tempo do apuramento", destacou o técnico.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, considerou que a medalha de ouro de Ivo Oliveira "é um feito inspirador, mais uma barreira ultrapassada, numa vertente em que Portugal está a dar os primeiros passos, mas no caminho correto".

Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, também esteve hoje em evidência, pelos melhores e pelos piores motivos.

A nota mais relevante foi o excelente quinto lugar que alcançou na prova de um quilómetro de contrarrelógio, que terminou em 01.05,504 minutos, a 2,174 segundos do vencedor, o checo Jiri Janoser, e apenas a 480 milésimos de segundo da medalha de bronze.

Já depois de terminada a corrida, na volta de descompressão à pista, embateu no bloco de partida e no corredor que se preparava para competir em seguida, caindo desamparado.

O diagnóstico, entretanto efetuado, aponta apenas para escoriações, sem nada de grave que impeça o gaiense de continuar neste Europeu.

Francisco Campos foi o outro português na corrida de contrarrelógio para juniores, sendo o 21.º classificado, a 6,225 segundos do vencedor.

Além do checo Jiri Janoser, o pódio ficou completo com o holandês Sam Ligtlee, segundo, e com o alemão Aaron Reiss, terceiro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório