Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Carlos do Carmo recebe Prémio Personalidade do Ano

O fadista Carlos do Carmo, de 75 anos, recebe hoje, em Lisboa, o Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal 2014, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).

Carlos do Carmo recebe Prémio Personalidade do Ano
Notícias ao Minuto

08:55 - 02/06/15 por Lusa

Cultura Martha de la Cal

A cerimónia tem lugar no palacete Henrique Mendonça, na rua Marquês de Fronteira, em Lisboa, às 18:30, sendo o prémio entregue pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e estando prevista a atuação de um fadista que interpretará alguns fados do repertório do criador de "Canoas do Tejo".

O Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal é concedido anualmente a uma personalidade ou instituição portuguesa que mais se tenha destacado no sentido de promover Portugal no estrangeiro, segundo os correspondentes da imprensa estrangeira em Portugal.

O fadista Carlos do Carmo, que tem somado vários galardões ao longo de mais de 50 anos de carreira, recebeu no passado mês de maio a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, e no ano passado foi distinguido com o Grammy Latino de Carreira.

O seu primeiro disco foi editado pela Alvorada, em 1963, com o título "Mário Simões e o seu Quarteto apresentando Carlos do Carmo", ao qual se seguiu, em 1964, "Carlos do Carmo com a Orquestra de Joaquim Luís Gomes".

Carlos do Carmo, filho da fadista Lucília do Carmo, foi embaixador da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

O Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, entre outros, já foi entregue a Carlos Paredes, aos Capitães de Abril, a Mário Soares, José Manuel Durão Barroso, António Guterres, Joaquim de Almeida, Manoel de Oliveira, Miguel Torga, Luís Figo, Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Vanessa Fernandes, António Mega Ferreira, Mariza, Fundação Gulbenkian e Fundação Champalimaud.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório