Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cante alentejano: Emoção na chegada ao aeroporto de Lisboa

Cerca de duas centenas de pessoas emocionaram-se hoje na chegada ao aeroporto de Lisboa da delegação do cante alentejano que esteve em França, na sessão que proclamou aquele género musical como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Notícias ao Minuto

08:35 - 28/11/14 por Lusa

Cultura Distinção

À chegada esta noite ao aeroporto de Lisboa, a delegação que participou nos trabalhos em Paris foi surpreendida por cerca de duas centenas de pessoas, que entoou em plenos pulmões "as modas alentejanas".

Uma das pessoas mais emocionadas era a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Serpa, (um dos municípios mais impulsionadores da candidatura), Maria Estevens, que disse à Lusa ter sido dos momentos mais marcantes que já presenciou.

"A alegria das pessoas e a expetativa e confiança que tínhamos é tão bonita e tão intensa que só se pode fazer duas coisas: Ou choramos ou cantamos", afirmou, visivelmente emocionada.

A mesma alegria foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, que considerou, contudo, que o reconhecimento do cante pela UNESCO representa mais responsabilidade para todos.

"Estamos a falar de um reconhecimento que passa a uma escala mundial e isso significa que há um acréscimo de responsabilidades para quem canta e para as entidades que podem ajudar o cante", sublinhou.

Á espera da delegação no aeroporto esteve também o alentejano e líder parlamentar do PCP, João Oliveira, que se mostrou bastante satisfeito pelo reconhecimento do cante da sua terra.

"O cante é uma expressão muito viva daquilo que são as condições de vida e mágoa das pessoas que têm de partir do Alentejo. É uma expressão genuína", declarou aos jornalistas o deputado comunista.

O música do cante Alentejano, que ecoou durante cerca de uma hora e meia no aeroporto de Lisboa, surpreendeu também alguns turistas que iam atravessando a zona de chegada do aeroporto.

"É a primeira vez que venho a Portugal e não conhecia. Acho que é uma música animada e acho piada às roupas, comentou o italiano Emanuele Strigaro.

A decisão foi tomada hoje de manhã, em Paris (França), pelo Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Com a decisão da UNESCO, o cante alentejano, um canto coletivo sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, passa a estar inscrito na lista representativa daquela organização dedicada ao Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório