Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Chaves recua à época romana com mil figurantes e jangadas galaicas

A cidade de Chaves recua, entre sexta-feira e domingo, à época romana com a II edição do "Aquae Flaviae - Festa dos Povos", um evento que envolve mil figurantes e jangadas galaicas no rio Tâmega.

Chaves recua à época romana com mil figurantes e jangadas galaicas
Notícias ao Minuto

10:55 - 21/08/14 por Lusa

Cultura Tâmega

Ao longo dos três dias, legionários, gladiadores, pastores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e até divindades vão retratar o quotidiano romano.

Esta viagem ao império de Tito Flávio Vespasiano inclui a realização de um mercado romano, que conta com a participação de cerca de 100 expositores, e descida do rio Tâmega em jangadas galaicas.

O "Aquae Flaviae -- Festa dos Povos" tem ainda rituais de fogo, espetáculos de malabarismo, cortejos, bailados, evocação aos deuses, demonstrações de cetraria, jogos de destreza e a recriação da boda de Vénus com Baco.

No dia da abertura da feira romana, o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, vai jantar, na condição de cônsul, com os presidentes das juntas de freguesia, representantes dos povos de Aquae Flaviae.

Os bares da cidade também se vão envolver na iniciativa dando descontos nas bebidas às pessoas que estiverem trajadas "a rigor".

A organização, a cargo da Câmara de Chaves, pretende "valorizar a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e da constante afirmação da identidade da memória coletiva".

As legiões romanas chegaram ao território há cerca de dois milénios. Fixaram-se onde hoje é a cidade e distribuíram pequenas fortificações, edificaram a primeira muralha que envolveu o aglomerado populacional, construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas minerais, implantaram balneários termais, exploraram filões auríferos e outros recursos.

Este núcleo urbano adquiriu tanta importância, nessa época, que foi elevado à categoria de município, quando no ano 79 dominava Vespasiano, primeiro césar da Família Flavia. Será esta a origem de Aquae Flaviae, designação antiga da atual cidade de Chaves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório