Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, a pirataria até pode ajudar nas vendas de alguns músicos

Um novo estudo afirma que as vendas de músicos com uma expressão menor beneficia da pirataria. Já as dos principais músicos e bandas nem por isso.

Afinal, a pirataria até pode ajudar nas vendas de alguns músicos
Notícias ao Minuto

17:40 - 29/01/18 por Fábio Nunes

Tech Estudo

Um novo estudo académico publicado no jornal Information Economics and Policy mostra que, afinal, o download ilegal de música até pode aumentar as vendas de alguns músicos. Os cantores e as bandas com uma popularidade mais mediana ganham com a pirataria da sua música.

O estudo que teve por base dados de um BitTorrent privado compreende 250 mil álbuns e mais de cinco milhões de downloads. Estes dados foram comparados com os números da Nielsen SoundScan sobre as vendas de CD nos Estados Unidos.

Comprova-se assim que tanto as vendas digitais como físicas aumentam. Já o mesmo não se verifica com os músicos e bandas mais famosas. Neste caso, as vendas são prejudicadas pelos downloads ilegais.

“Descobri que os principais artistas são penalizados e que os artistas medianos são beneficiados em ambos os mercados. Mas estes efeitos são mais notórios nas vendas digitais”, disse Jonathan Lee, o autor do estudo, ao TorrentFreak.

“Isto é mais consistente com a ideia de que as pessoas estão mais dispostas a mudar da pirataria digital para as vendas digitais, do que da pirataria digital para as vendas de CD”, acrescentou.

As conclusões deste estudo demonstram que os efeitos da pirataria não são assim tão uniformes como a indústria da música tem defendido ao longo dos anos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório