Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

O Sistema Solar recebeu um visitante especial. Um asteróide interestelar

O asteróide interestelar Oumuamua é o primeiro objeto de fora do Sistema Solar a ser observado.

O Sistema Solar recebeu um visitante especial. Um asteróide interestelar

Foi avistado a partir do Havai o Oumuamua, o primeiro asteróide interestelar a ser observado por investigadores a partir de um telescópio. Na revista Nature, os responsáveis pela descoberta contam que o breve avistamento deste asteróide no dia 19 de outubro os confundiu pela forma e velocidade fora do normal.

“Percebemos quase imediatamente que se tratava de algo estranho, uma vez que a forma de órbita era extremamente hiperbólica. Isso significa que em vez de orbitar o Sol, esta coisa tinha velocidade suficiente para implicar que vinha de fora do Sistema Solar”, escrevem os investigadores.

Com base na breve observação, crê-se que o Oumuamua – nome havaiano para ‘um mensageiro de longe a chegar primeiro’ – tenha cerca 800 metros de comprimento, tenha tonalidade vermelha e seja composto de metal e carbono.

Quanto à origem, os investigadores ainda não têm qualquer pista, estando no entanto suficientemente à vontade para apontar um disco de detritos como o ponto de origem mais provável. Tratando-se de um asteróide interestelar a viajar a alta velocidade, é altamente improvável que o Oumuamua venha a visitar-nos novamente. Porém, não está colocada de parte a hipótese de existirem mais exemplares deste tipo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório