Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Quem é Nossa Senhora?" entre as perguntas mais populares no Google

Quem é a Nossa Senhora de Fátima e onde apareceu, qual o milagre dos pastorinhos, como chegar a Fátima e quanto gasta um peregrino foram algumas das perguntas feitas no Google, em Portugal, entre quarta-feira e domingo.

"Quem é Nossa Senhora?" entre as perguntas mais populares no Google
Notícias ao Minuto

18:02 - 15/05/17 por Lusa

Tech Fátima

Segundo os dados enviados à agência Lusa, no topo das questões sobre o tópico "Fátima", os portugueses perguntaram quem era a Nossa Senhora de Fátima, onde e em que ano apareceu e se é "mãe de Jesus".

No entanto, nas perguntas mais populares, também houve quem quisesse saber quanto pesa o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima, quais os segredos de Fátima, como é que se faz uma promessa e quem é que fez a imagem que está na Cova da Iria.

O dia da chegada do papa, na sexta-feira, foi aquele em que os portugueses fizeram mais pesquisas sobre Francisco, perguntando no motor de pesquisa quando chegava Jorge Bergoglio, que idade tinha e a última vez que um papa tinha vindo a Portugal, informou à agência Lusa a Google.

Já os pastorinhos, apesar de terem sido canonizados no dia seguinte, também motivaram mais pesquisas na sexta-feira, com os portugueses a perguntarem a idade com que morreram, como e quando morreram, qual foi o seu milagre e o que terá dito Nossa Senhora de Fátima às três crianças.

Sobre a canonização, os portugueses quiseram saber o que era, como funcionava, que diferença havia com a beatificação e qual o milagre que tornou Jacinta e Francisco santos.

As atenções viraram-se também para o "milagre do sol", com as pessoas a perguntarem no Google qual era a explicação científica desse fenómeno.

O trânsito em Fátima, como é que os peregrinos voltavam para casa e quanto gastavam foram também outras das perguntas feitas em torno da visita do papa.

Na sexta-feira, com mais de 100 mil pesquisas, o papa Francisco foi o segundo tópico mais popular, atrás do Benfica, tendo também registado grande popularidade no dia anterior à sua visita, a 11. Já no dia 13 as atenções viraram-se para o Benfica e para Salvador Sobral que conquistou o festival Eurovisão.

A 15 de dezembro de 2016, quando foi confirmada a visita de Francisco a Fátima, entre 12 e 13 de maio, os portugueses perguntaram como se consegue uma bênção papal, o que é o 13 de outubro e como é que faz a novena a Nossa Senhora de Fátima.

Na altura da aprovação do milagre que permitiu a canonização de Jacinta e Francisco, no final de março, perguntou-se no Google qual o milagre, o que era canonizar alguém e que idade teriam os pastorinhos se fossem vivos.

Já a 20 de abril, após o anúncio de que a canonização seria em Fátima, os portugueses perguntaram, entre outras questões, onde se comprava o pendente (medalhada) "Papa Fátima 2017" e o que achavam "os médicos do milagre" que terá curado uma criança brasileira e que permitiu a elevação dos pastorinhos a santos.

O papa Francisco esteve em Fátima na sexta-feira e no sábado, durante perto de 24 horas, para presidir às cerimónias do centenário das "aparições" e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria.

Um milhão de pessoas presenciaram ao vivo as celebrações nestes dois dias.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório