Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas querem saber como é a vida extraterrestre

Este trabalho representa uma abordagem totalmente diferente à procura por vida fora da Terra.

Cientistas querem saber como é a vida extraterrestre
Notícias ao Minuto

10:55 - 24/04/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Investigador

Os cientistas da Universidade Valparaiso, no estado norte-americano do Indiana, estão a tentar descobrir como poderá existir vida extraterrestre.

Assim, conta o site News Wise, os investigadores estão a tentar identificar aminoácidos que podem formar a base de vida extraterrestre.

Por outras palavras, explicou Claire Mammoser, cientista-assistente do laboratório da investigadora Laura Rowe, enquanto os cientistas conhecem atualmente 20 aminoácidos que se encontram em organismos biológicos, existem centenas de outros aminoácidos não naturais existentes na Terra que não são usados por formas de vida com as quais estamos familiarizados.

“Num lugar extraterrestre as proteínas num organismo podem não ser as mesmas de um organismo terrestre. E mais. Os aminoácidos conhecidos por nós podem ser usados, mas não para criar proteínas na Terra”, explicou a responsável.

Claire Mammoser referiu ainda que o “grande objetivo desta pesquisa é perceber se existem características estruturais de alguns aminoácidos que podem levar a uma maior estabilidade em condições extraterrestres e depois ver o que essas características podem ser”.

Por outras palavras, os cientistas estão a submeter vários aminoácidos a temperaturas e pH extremos, bem como a níveis elevados de radiação e outras condições semelhantes às encontradas em Marte, numa lua de Saturno (Enceladus) e numa lua de Júpiter (Europa).

Após estas experiências, os cientistas vão poder comprovar se os aminoácidos se mantêm intactos ou se sofrem alterações face a estas condições. O objetivo é o de encontrar padrões na estabilidade dos aminoácidos com várias características.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório