Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

SpaceX lança foguetão Falcon 9 com dez microsatélites

A empresa aeroespacial norte-americana SpaceX lançou hoje um foguetão Falcon 9, com dez pequenos satélites de comunicação, assinalando a retoma de voos quatro meses depois da explosão de um engenho semelhante na Florida.

SpaceX lança foguetão Falcon 9 com dez microsatélites
Notícias ao Minuto

19:40 - 14/01/17 por Lusa

Tech Espaço

O Falcon 9 foi lançado, conforme o previsto, da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, às 09:54 locais (17:54 em Lisboa).

O primeiro módulo do engenho, com 70 metros de altura, separou-se do resto do lançador dois minutos e 27 segundos após a descolagem. Pouco depois, regressou à Terra, aterrando, nove minutos depois, numa plataforma flutuante no Oceano Pacífico.

O segundo módulo do Falcon 9 iria colocar em órbita os dez satélites da empresa de comunicação de dados Iridium uma hora depois do seu lançamento.

Trata-se do sexto lançamento da SpaceX, que já fez aterrar o primeiro módulo do Falcon 9 três vezes no mar e duas vezes no solo da Florida.

A empresa privada, liderada pelo diretor-geral do fabricante de automóveis Tesla, conta, ao recuperar a parte mais onerosa do lançador, reduzir os seus custos de colocação em órbita.

A SpaceX tem programado 70 lançamentos, no valor de mais de dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório