Meteorologia

  • 22 JUNHO 2018
Tempo
27º
MIN 27º MÁX 27º

Edição

Nem o Google se esqueceu do Dia de Portugal

Hoje é dia de celebrar Portugal e de içar as cores da nossa bandeira.

Nem o Google se esqueceu do Dia de Portugal
Notícias ao Minuto

09:45 - 10/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Internet

O motor de busca Google assinala este domingo o dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O Google exibe hoje uma bandeira do nosso país e, como acontece sempre, ao clicar no ícone, o motor de busca elucida os internautas sobre a data em questão. 

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é assinalado, como tal, desde 1977, depois de, durante a ditadura, com António de Oliveira Salazar, ter sido o Dia da Raça. 

A primeira referência legal que declara 'Dia de Festa Nacional e de Grande Gala' o 10 de junho data de 27 de abril de 1880.

É um decreto das Cortes Reais em que o rei D. Luís I acedeu a que se assinalassem os 300 anos da data apontada pelos historiadores para a morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580.

Após a queda da Monarquia e a implantação da República, em 1919, na primeira lista de feriados nacionais elaborada pelo Governo, não aparece ainda o 10 de Junho, mas o decreto 17.171, de 29 de agosto de 1919, consagrava-o como feriado. Depois do golpe do 28 de maio de 1926, as celebrações passam a ter especial ênfase como Dia da Raça.

Apesar de já ser assinalado pelos portugueses, o Dia de Portugal surge fixado como 10 de junho num decreto-lei de 04 de janeiro de 1952.

A revolução nascida do 25 de Abril de 1974 risca a comemoração do Dia da Raça e o Dia de Camões passa a ganhar relevância -- afinal, durante o Estado Novo, os meios oposicionistas utilizaram Camões como "bandeira" e símbolo.

No entanto, só em 1977, por decreto de 04 de março, foi consagrado o novo significado ao 10 de Junho como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial".

Ficava, assim, batizado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.