Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crédito? “Estamos a voltar à mesma irresponsabilidade de antes da crise”

Vital Moreira vê com preocupação a "desbunda no crédito bancário", num país em que "todos continuam altamente endividados".

Crédito? “Estamos a voltar à mesma irresponsabilidade de antes da crise”
Notícias ao Minuto

22:37 - 02/04/18 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

Assinalando o facto de um banco ibérico ter voltado a conceder crédito a 100% do valor da casa, Vital Moreira constata que “estamos a voltar à mesma irresponsabilidade de antes da crise na concessão de crédito imobiliário” e que também o "crédito ao consumo está em máximos de 6 anos”.

O constitucionalista defende, num artigo de opinião publicado no blogue  Causa Nossa, que “esta ‘desbunda’ no crédito bancário dá motivos para preocupação” num país em que “todos continuam altamente endividados”.

Uma preocupação que, “aparentemente” não afeta a entidade reguladora (o Banco de Portugal) e o Governo, critica Vital Moreira, assinalando que nem um nem outro “dão mostras de querer colocar limites a estes excessos”.

“Afinal, os bancos, ainda longe de boa saúde, precisam de realizar lucros, pelo que ambos preferem fechar os olhos…”, atira com ironia.

Em todo o caso, Vital Moreira acredita que “facilitar o crédito e o endividamento quando a economia está a crescer, provavelmente acima do seu potencial, é obviamente pró-cíclico e não é muito sensato em termos de política financeira”.

“Decididamente, passada menos de uma década do início da crise de 2008, esquecemos depressa e não aprendemos nada”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório