Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"SIRESP não é para os dias fáceis" portanto não pode levantar problemas

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, falou esta terça-feira aos jornalistas a partir de Serpa.

"SIRESP não é para os dias fáceis" portanto não pode levantar problemas
Notícias ao Minuto

17:57 - 27/06/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Política Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda sempre foi contra o modelo do SIRESP desde o início”, começou por dizer Catarina Martins aos jornalistas, quando desafiada a comentar aquele sistema de comunicações.

Recorde-se que hoje foi divulgado um relatório onde a entidade operadora do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) conclui que “não houve interrupções no funcionamento da rede” durante os incêndios, admitindo apenas algumas “situações de saturação”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda sublinhou que há duas questões que sempre foram colocadas pelo partido. “O modelo financeiro é absurdo”, explicou, indicando que se trata de “uma PPP que custou ao Estado cinco vezes mais do que o custo concreto de montar o sistema”.

Paralelamente, criticou Catarina Martins, sempre foram levantadas “dúvidas sobre o próprio modelo técnico”.

“O SIRESP, ao concentrar demais, provoca que quando haja um problema qualquer há muito tipo de comunicações que ficam impossibilitadas. Ora, o SIRESP não é para os dias fáceis”, acrescentou.

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu ainda que à frente do negócio do SIRESP deve estar a segurança das populações e Portugal já devia ter aprendido que precisa de um sistema de comunicações de emergência público.

"Infelizmente, não é a primeira vez que o SIRESP tem falhas e já devíamos ter aprendido que precisamos de um sistema de comunicações integralmente público, com responsabilidade pública, e que à frente do negócio de uma PPP [parceria público-privada] esteja a segurança das populações", disse Catarina Martins.

O relatório da operadora sobre o desempenho do SIRESP "tem algumas contradições", porque "diz que não houve falhas, mas depois diz que, na verdade, houve sobrecarga e não funcionou", recordou Catarina Martins.

A coordenadora do Bloco de Esquerda frisou que a Autoridade Nacional de Proteção Civil "foi a primeira entidade" a "dizer ao país que houve falhas graves nas comunicações ao longo de quatro dias, nos momentos mais críticos até do incêndio, que foram um entrave ao próprio combate ao incêndio e à proteção das populações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório