Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

CDS reuniu com Governo e sublinha que há uma maioria parlamentar de apoio

O CDS-PP participou hoje numa reunião com o Governo sobre o Novo Banco, "com caráter meramente informativo", disse fonte da direção do partido, que sublinhou que o executivo dispõe de uma maioria parlamentar de apoio.

CDS reuniu com Governo e sublinha que há uma maioria parlamentar de apoio
Notícias ao Minuto

17:25 - 28/03/17 por Lusa

Política Novo Banco

"O CDS confirma a participação numa reunião solicitada pelo Governo, sobre o Novo Banco, com caráter meramente informativo. No mais, quanto ao tema concreto tratado, o Governo dispõe de uma maioria parlamentar de apoio, da qual o CDS não faz parte", informou à Lusa fonte da direção centrista.

PSD, BE e PCP também já confirmaram a participação em reuniões com o Governo sobre a venda do Novo Banco, depois de a SIC-Notícias ter avançado que uma delegação dos sociais-democratas se tinha reunido com o executivo.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje que o partido aguarda para saber em concreto o que está a ser preparado pelo Governo para a venda do Novo Banco, reiterando ser favorável à alienação total da instituição.

"Nós aguardamos para saber em concreto o que é que está a ser preparado, o que é que está a ser decidido, seja pelo Banco de Portugal, seja pelo Governo, mas o que lhe posso dizer é que nós, de base, somos favoráveis a uma venda total do Novo Banco", respondeu Assunção Cristas à agência Lusa quando questionada sobre a venda do Novo Banco.

Também hoje, o primeiro-ministro, António Costa, revelou que o Governo tem a expectativa de concluir a venda do Novo Banco até ao final desta semana.

Questionado pela agência Lusa se a situação do Novo Banco estaria resolvida até ao final da semana, António Costa respondeu apenas: "Sim, é essa a expectativa que temos".

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, admitiu na segunda-feira a possibilidade de o Estado português manter 25% do capital do Novo Banco, mas apontou que então deverá assumir outros compromissos, escusando-se a especificar quais.

O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 03 de agosto de 2014, e que está em processo de venda.

Desde fevereiro que o Governo está a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star.

O fundo norte-americano passou para a frente nas negociações depois de, no final de 2016, ter sido noticiado que, entre os concorrentes, o fundo chinês Minsheng tinha a melhor proposta financeira, mas não apresentou provas de que conseguiria pagar o montante oferecido, devido às restrições de movimentação de divisas na China.

Por acordo com a Comissão Europeia, o Novo Banco tem de ser vendido até ao verão deste ano.

O Lone Star Funds foi fundado em 1995 e investe nos setores financeiro e no imobiliário. Em Portugal, tem um investimento em Vilamoura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório