Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O Orçamento, a pressão ao PS e os "aliados da onça"

Vital Moreira afirma que os partidos que sustentam o Governo sempre fizeram uma "leitura assaz unilateral do acordo político com o PS": se as coisas correrem bem, o mérito é deles, se correrem mal, a culpa será sempre do PS.

O Orçamento, a pressão ao PS e os "aliados da onça"
Notícias ao Minuto

10:50 - 29/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Vital Moreira antecipa aquilo que serão as dificuldades do Governo nos próximos tempos associadas ao Orçamento do Estado para 2017 e critica as "advertências feitas em vários tons" pelo Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

"Ao ouvir as recentes advertências em vários tons do BE e do PCP sobre o Orçamento para o ano que vem, é fácil entender que para eles se o Governo vier a ter dificuldades em corresponder às suas exigências, então o problema é exclusivamente do Governo e do PS", introduz Vital num artigo publicado no blogue Causa Nossa, onde o constitucionalista relembra, no contexto do Orçamento para 2017, as obrigações do país na UE em matéria de consolidação orçamental.

Para o socialista, os discursos dos partidos que sustentam o Governo "não passam para já de uma coreografia política para a respetiva galeria partidária e para aumentar a pressão sobre os socialistas".

Contudo, há uma evidência à qual é impossível escapar. Desde o início que ambos aqueles partidos fazem uma leitura assaz unilateral do acordo político com o PS: se as coisas correrem bem, como até agora, os méritos essenciais são deles, que viabilizaram o Governo, que de outro modo não existiria, e impuseram as devidas condições; se as coisas falharem (e eles não excluem essa eventualidade), então a culpa exclusiva será obviamente do PS, que (podemos antecipar o discurso) não conseguiu "romper suficientemente com as políticas de direita" nem "sacudir os constrangimentos resultantes das políticas da UE"

Em todo o caso, só em outubro o pano cairá, "quando a peça 'Orçamento 2017' entrar realmente em cena...", termina reticente, Vital Moreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório