Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Decisão de Cavaco ou "respeita desenho constitucional ou ofende-o"

Pedro Silva Pereira, antigo ministro socialista, afirma que Presidente da República tem apenas uma opção constitucionalmente aceitável para tomar relativamente ao Governo.

Decisão de Cavaco ou "respeita desenho constitucional ou ofende-o"
Notícias ao Minuto

11:35 - 13/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Silva Pereira

“O acordo histórico entre o Partido Socialista e os demais partidos da esquerda parlamentar funda, inequivocamente, uma nova maioria” começou por escrever Pedro Silva Pereira no seu espaço de opinião no Diário Económico desta sexta-feira.

O jurista destaca “as pretensas ‘opções’ ao dispor do Presidente”, sublinhando que essa discussão acontece “como se a Constituição lhe permitisse agora duas alternativas igualmente válidas: nomear um novo primeiro-ministro capaz de constituir um Governo viável no atual quadro parlamentar (…) ou deixar o atual Governo PSD-CDS em funções de gestão corrente, pelo menos por mais seis meses, remetendo para o seu sucessor a bela herança de uma tremenda trapalhada institucional”.

Para o antigo ministro socialista, “é falso que estas duas ‘alternativas’ estejam igualmente disponíveis no plano constitucional”.

“Ninguém ‘escolhe’ ter governos de gestão: os governos é que podem ficar reduzidos à condição de meros ‘governos de gestão’ uma vez verificadas determinadas circunstâncias”, afiança Pedro Silva Pereira, ressalvando que, ainda assim, “trata-se sempre de uma situação transitória”.

“Nomear António Costa como primeiro-ministro ou deixar Passos Coelho em gestão por tempo indeterminado não são, por isso, duas opções igualmente admissíveis no plano constitucional: uma respeita o desenho constitucional do sistema de governo, outra ofende-o”, termina o jurista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório