Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Acho que alguma coisa vai mudar na Europa"

A antiga ministra das Finanças esteve no programa 'Política Mesmo' a comentar a vitória do partido Syriza na Grécia e afirmou que "alguma coisa vai mudar na Europa". A comentadora garante ainda não ter ficado surpreendida com a vitória do partido “dito” radical porque os gregos mostravam um grau enorme de desespero.

"Acho que alguma coisa vai mudar na Europa"
Notícias ao Minuto

23:03 - 29/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Manuela Ferreira Leite

No programa ‘Política Mesmo’ da TVI24, a convidada Manuela Ferreira Leite falou sobre o tema que tem estado em destaque, a vitória do Syriza nas eleições gregas.

“Surpreendida não fiquei. Já se percebia pelas sondagens que o Syriza ia vencer. Mas fiquei expectante”, conta.

Sobre a vitória refere ainda que esta foi a primeira vez em que um partido “dito” radical ganhou as eleições, mas que estão dentro do sistema por ganharem em democracia.

“Não há exemplos de partidos deste género a exercer no poder. É um risco. Mas acho que esse risco traduz muito o grau de desespero de um povo. Quando se correm a grandes riscos é porque se está num enorme desespero”, garante.

A antiga ministra das Finanças acredita que se trata de uma vitória da democracia. “Poderá ser uma reviravolta na política da União Europeia até à data”, afirma.

“As políticas de austeridade que foram impostas a determinados países foram absolutamente cegas sem permitir alternativas. Sem nenhuma consideração de natureza social. Acho que alguma coisa vai mudar na europa”, frisa.

Ainda sobre a situação atual na Grécia diz que não é possível desligar de uma situação de grande catástrofe que se vive em terras gregas.

Sobre o discurso de Alexis Tsipras, Manuela Ferreira Leite diz que “demonstra um espírito nacionalista, que está ali para lhes recuperar a dignidade e, por outro lado, mostra ser contra as 'antipolíticas' que têm estado a ser seguidas na Europa”, indica.

“A Grécia não está destruída, está arrasada", enfatizou, acrescentando que "não conseguiu nada. Continuam com números estrondosos porque a máquina fiscal não funciona”, acrescenta.

Sobre as declarações de Pedro Passos Coelho sobre a vitória do Syriza, ao afirmar que os discursos eram apenas um conto de crianças, Manuela Ferreira Leite teceu duras críticas ao primeiro-ministro, frisando que é perigoso ter um governante “que diz que não temos grandes ameaças e grandes encargos. Não podemos deixar de pensar quais são os custos sociais que tem para um povo determinados tipos de medidas”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório