Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

IL elogia postura de "serenidade" de Marcelo em relação à justiça

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, elogiou hoje a postura de "serenidade e distanciamento" do Presidente da República em relação aos casos judiciais que causaram crises políticas.

IL elogia postura de "serenidade" de Marcelo em relação à justiça
Notícias ao Minuto

13:35 - 16/02/24 por Lusa

Política Eleições

"O Presidente da República está a fazer o que deve fazer, estamos num momento de campanha eleitoral, não cabe ao Presidente da República interferir no tempo da justiça, nem comentar casos concretos", afirmou Rui Rocha, em Loures, onde denunciou a derrapagem dos custos de construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa.

O líder da IL considerou que Marcelo Rebelo de Sousa tem "adotado, neste período, aquilo que é posição própria de um Presidente da República: serenidade, distanciamento e preservação, com isso, das instituições".

Rui Rocha considerou que a justiça "não funcionou" nos interrogatórios aos arguidos alegadamente envolvidos nos casos de corrupção na Madeira, que estiveram 21 dias detidos e acabram por ser libertados depois do juiz de Instrução ter concluido que os elementos da acusação não justificavam a privação da liberdade.

"Não é aceitável que um Estado abuse dos seus poderes pondo cidadãos, sejam eles quem forem, numa situação ilegal de detenção, isso é completamente inaceitável, e aí a justiça não funcionou", referiu.

Em declarações ao jornal Público, o ex-presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues defendeu uma intervenção do Presidente da República na crise da justiça, criticando, tal como Augusto Santos Silva, a atuação do Ministério Público em casos judiciais que causaram crises políticas.

Leia Também: Rui Rocha fala em "detenção ilegal" na Madeira. "Justiça não funcionou"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório