Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Rui Rio sobre Montenegro: "É competente, com estatuto social superior"

Quanto à escolha do candidato a líder parlamentar, Paulo Mota Pinto, o presidente do PSD disse que não é "uma provocação" a Luís Montenegro.

Rui Rio sobre Montenegro: "É competente, com estatuto social superior"
Notícias ao Minuto

15:52 - 29/03/22 por Beatriz Maio

Política PSD

Rui Rio, líder do PSD, marcou presença esta terça-feira, na sessão parlamentar para eleger o presidente da Assembleia da República, onde disse não comentar a candidatura de Luís Montenegro à sua sucessão, frisando que vai “obviamente manter-se afastado disso”.

"Acho que é uma pessoa competente, com estatuto académico, com estatuto social superior", revelou, admitindo que a sua "preocupação ao escolher pessoas e ao fazer propostas" é "propor sempre soluções de credibilidade e pessoas que tenham capacidade e currículo", como, na sua opinião, "é o caso".

Quanto ao novo Governo, Rui Rio comentou que essa apreciação "deve ser feita passado algum tempo de estar em funções". Contudo, não pôde deixar de salientar que "há naturalmente uma escolha que é polémica", nomeadamente o ministro da Cultura.

À entrada para o primeiro plenário da XV legislatura, o líder do PSD esclareceu que Pedro Adão e Silva "se impôs na vida pública fundamentalmente através de comentários permanentemente a defender o governo como se de um comentador independente se tratasse", porém, "agora está mais do que claro que não era independente, era um comentador ligado ao Partido Socialista", acrescentou.

Relativamente a Fernando Medina para ministro das Finanças, Rio reconhece que “há muitas críticas”, mas aconselha a aguardar pelo seu desempenho. O mesmo refere em relação a Augusto Santos Silva para presidente da Assembleia da República, mencionando que “tanto pode ser um bom como um mau presidente". "Não vamos dizer que é uma escolha sem lógica nenhuma, claro que tem lógica. Tem condições de ser um bom presidente, vamos ver ao longo do tempo", reiterou.

Sobre a escolha do candidato a líder parlamentar, Paulo Mota Pinto, o porta-voz do PSD explicou que não é "uma provocação" ao agora candidato à liderança, Luís Montenegro.

De referir que Rui Rio, que é presidente do PSD desde janeiro de 2018, anunciou que deixará a liderança do partido depois da derrota nas legislativas de 30 de janeiro. 

Leia Também: IL aponta distribuição de lugares como "arranjinho entre PS, PCP e Bloco"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório