Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

"Como substituir Cabrita, sem substituir mais de metade do Governo?"

Miguel Pinto Luz também defende uma remodelação no Governo socialista. Contudo, o social-democrata aponta que o primeiro-ministro está perante um dilema visto que tem de substituir "mais de metade" dos seus ministros. "Mas será que ainda tem amigos suficientes para todas as remodelações que tem de fazer?", atirou.

"Como substituir Cabrita, sem substituir mais de metade do Governo?"
Notícias ao Minuto

20:29 - 05/07/21 por Notícias ao Minuto

Política Pinto Luz

Ao lado de Luís Marques Mendes, Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais e candidato nas diretas de 2020 do PSD, defendeu, esta segunda-feira, que o primeiro-ministro devia proceder a uma remodelação no Governo. 

Argumentando que esta remodelação "nunca será pacífica", o social-democrata começou por  considerar que está na altura de o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, abandonar o Executivo.

"A sair não seria pelo caso do BMW em si, em que o ministro tem evidentemente uma responsabilidade quase nula, mas principalmente por todos os casos anteriores e pelo desgaste da sua imagem", justificou. 

Contudo, Miguel Pinto Luz apontou que António Costa tem nas mãos "um grande dilema": "Como substituir somente um ministro, quando o governo é tão mau? (...) Como substituir Eduardo Cabrita, sem substituir mais de metade do Governo?".

"Pode sair Eduardo Cabrita e não sair Van Dunem, depois do caso do procurador Europeu? E os ministros da Educação e do Ensino Superior, mantêm-se depois do péssimo trabalho que têm feito? Pedro Nuno Santos, que levou a TAP praticamente à falência vai continuar a ser premiado? O ministro da defesa que torna confidencial o relatório que diz que o hospital militar custou 5 vezes mais do que o orçamentado? Ou o ministro do Ambiente que está debaixo de fogo até por ex-secretários de Estado do mesmo governo? E poderia continuar a elencar casos e ministros sem autoridade para continuar a tutelar as pastas", atirou. 

Mas Miguel Pinto Luz foi ainda mais longe na crítica. Admitindo "a provocação", o social-democrata deixou uma última questão: "Sabemos que o primeiro-ministro gosta de levar para o Governo os seus amigos de faculdade. Mas será que ainda tem amigos suficientes para todas as remodelações que tem de fazer?". 

Luís Marques Mendes, antigo dirigente do PSD e comentador da SIC, deixou,  ontem, no seu espaço de análise política semanal, mais uma vez, severas críticas à atuação de Eduardo Cabrita e reiterou que António Costa deveria realizar uma remodelação ministerial o mais depressa possível, de preferência antes das eleições autárquicas, visto que, atualmente, este é um "Governo em degradação" que poderá prejudicar o PS na próxima corrida às urnas. 

Já esta manhã, Rui Rio, presidente do PSD, afirmou ser "evidente que o Governo precisa de uma remodelação". Sem apontar o dedo a ministros em particular, o líder social-democrata referiu também que o Executivo demonstra um "desgaste brutal" e que, segundo informações que lhe chegam, "o próprio relacionamento entre governantes em alguns casos não é o melhor". 

Entretanto, o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, também concordou esta tarde que o Governo precisa urgentemente de uma remodelação, considerando que o Executivo, liderado pelo socialista António Costa, está a decompor-se.

O tema da remodelação do Governo voltou a estar em debate público após o primeiro-ministro ter afirmado em entrevista ao jornal Público que "não está prevista nenhuma remodelação" do Executivo e ter defendido o trabalho dos seus ministros e a estabilidade governativa.

Leia Também: "Governo precisa de uma remodelação. Está gasto com a composição que tem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório