Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PSD recomenda ao Governo valorização remuneratória da PSP e GNR

Grupo Parlamentar entregou um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que tome medidas para a valorização remuneratória das carreiras na GNR e PSP.

PSD recomenda ao Governo valorização remuneratória da PSP e GNR
Notícias ao Minuto

16:24 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto

Política PSP/GNR

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, sexta-feira, um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que tome medidas para a valorização remuneratória das carreiras da GNR e da PSP, anunciou hoje o partido.

No documento, o PSD refere que "a realidade atual de estagnação salarial e de baixo salário na categoria de ingresso nas Forças de Segurança, designadamente na PSP e na GNR, para além de provocar um generalizado descontentamento e desmotivação nos profissionais que já integram estas forças, são elementos determinantes que se têm de inverter no sentido de atrair mais jovens e promover o desejável rejuvenescimento das nossas polícias".

Os deputados do PSD lembram que, em novembro, pela primeira vez, não foi possível preencher todas as vagas do concurso de recrutamento da PSP, o que preocupou a direção nacional da PSP.

Para os social-democratas, "a falta de elementos na PSP e na GNR e um efetivo envelhecimento dos seus corpos tem sido reconhecido como um dos principais problemas das forças de segurança, a par de uma evidente degradação salarial, fruto de diversos fatores, muitas vezes externos, que provocaram a sua estagnação e desvalorização ao longo dos anos, agravados pelo facto destes agentes estarem muitas vezes geograficamente deslocados das suas residências e dos respetivos agregados, o que agrava os seus custos de vida".

Os salários da PSP e GNR, nos escalões de início de carreira, estão praticamente congelados ou "estagnados" há mais de uma década e cada vez mais próximos da Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG), sendo a atual diferença, em 2021, de pouco mais de uma centena de euros

O PSD sublinha ainda que nem a PSP, nem a GNR, obtiveram aumentos salariais entre 2010 e 2019, ao passo que o RMMG aumentou.

"Entendemos que a valorização remuneratória da função policial é crucial para a captação de novos elementos e para promover o tão necessário rejuvenescimento do efetivo das nossas forças de segurança", lê-se ainda no projeto de resolução. "Na prossecução do interesse público e tendo em conta a missão fundamental que as forças segurança desempenham na nossa sociedade, o PSD considera que o Governo deve promover a valorização salarial das carreiras da PSP e da GNR, atendendo em especial à posição remuneratória de ingresso."

Leia Também: 110.º aniversário. Marcelo assinala "espírito de bem servir" da GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório