Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PCP no Alentejo quer "urgente" aproveitamento do Aeroporto de Beja

A Direção Regional do Alentejo do PCP defendeu hoje ser "urgente" o "aproveitamento e funcionamento regular" do Aeroporto de Beja, embora se mantenha "a necessidade de construção" de "um novo aeroporto internacional" em Alcochete (Setúbal).

PCP no Alentejo quer "urgente" aproveitamento do Aeroporto de Beja
Notícias ao Minuto

18:25 - 23/03/21 por Lusa

Política Alentejo

Em comunicado divulgado hoje, a Direção Regional do Alentejo (DRA) do PCP "considera urgente o aproveitamento e funcionamento regular do Aeroporto de Beja nas suas diversas dimensões e potencialidades".

"Pela sua posição entre Lisboa e o Algarve, o Aeroporto de Beja assume, no atual quadro, uma importância estratégica para o país, para toda a região do Alentejo e para o seu desenvolvimento", continuou a estrutura comunista.

Segundo a DRA, a utilização deste aeroporto "não substitui, tal como o PCP tem defendido, a necessidade de construção de um novo Aeroporto Internacional no Campo de Tiro de Alcochete", mas "contribuirá para a incontornável eletrificação e modernização" da linha ferroviária do Alentejo.

"E o recurso a material circulante moderno e rápido", podendo também impulsionar "a requalificação da rede viária" alentejana, acrescentou a estrutura do PCP.

O aeroporto, a poucos quilómetros da capital do Baixo Alentejo, é "um dos quatro de que Portugal dispõe no território continental" e é um "importante ativo do país", pelo que "deve ser equacionada com urgência" a sua utilização "no quadro do sistema aeroportuário" nacional, argumentou o PCP.

"Com os limites de expansão do Aeroporto de Faro, reforça-se o papel do Aeroporto de Beja para o desenvolvimento destas regiões, quer seja na fixação de novas indústrias, no escoamento de produtos e do expectável aumento dos fluxos turísticos", alegaram.

No mesmo comunicado, a DRA do PCP também defendeu que a eletrificação e modernização da Linha do Alentejo "deve constituir uma prioridade imediata, como pilar essencial de um sistema ferroviário para ligações nacionais e internacionais".

"Dispondo dos recursos financeiros necessários e tendo presente o interesse nacional dos projetos em questão, não seriam aceitáveis, nem compreensíveis, mais adiamentos que inviabilizassem a concretização destas tão antigas aspirações" do Alentejo, alertou o PCP.

Leia Também: PCP critica quem quer "dificultar o desconfinamento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório