Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Rui Rio e Santana? "Não foi um jantar com intuito político"

Líder do PSD levantou o 'véu' sobre o encontro que manteve com Pedro Santana Lopes.

Rui Rio e Santana? "Não foi um jantar com intuito político"
Notícias ao Minuto

16:42 - 17/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio, questionado esta quarta-feira pelos jornalistas, levantou um pouco o 'véu' sobre o encontro que manteve com Pedro Santana Lopes, que foi seu adversário nas diretas do PSD. O líder do partido revelou que este "nada teve concreto de política", mas sim uma reunião com "alguém com quem eu sempre tive uma estima pessoal - e ele por mim - e, depois, quando ele fundou o Aliança, a partir daí, nunca mais nos vimos"

Então, acrescentou o presidente social-democrata, "através de um amigo comum", acabou "por se realizar um jantar entre os dois, no dia em que fazia 19 anos que ele ganhou a Câmara de Lisboa e que eu ganhei a Câmara do Porto"

"Fizemos num sítio público e, diga-se de passagem, com mais gente do que eu estava à espera dado a pandemia", apontou. 

Já sobre se seria um bom candidato do PSD à autarquia da capital, Rio escusou-se a fazer considerações: "Não vou entrar por aí, até porque não foi um jantar com intuito político, foi um jantar pessoal"

O líder do PSD recusou também responder se Santana Lopes seria um bom candidato autárquico ou até se gostaria de o ver regressar ao partido: "Seria confundir um jantar que teve meros intuitos pessoais num facto político que não o é ou não o deve ser". "Não sou hipócrita e não vou dizer que não falámos de política, claro que falámos. Agora, também falámos de futebol", acrescentou.

Questionado ainda quando tenciona apresentar os candidatos do PSD às duas principais cidades, Lisboa e Porto, Rui Rio disse não ter ainda um 'timing' definido. "Não lhe sei dizer neste momento, depende de os ter decididos, convidados e de terem aceite e depois depende do que for, do ponto de vista estratégico, o melhor momento para o fazer", apontou.

De recordar que o presidente do PSD, Rui Rio, jantou na quarta-feira à noite com o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes num quadro de "reaproximação" pessoal e política entre os dois, disse à Lusa fonte oficial social-democrata.

Segundo a mesma fonte, no jantar "não houve nenhuma abordagem sobre as próximas autárquicas ou uma candidatura a uma câmara" de Pedro Santana Lopes. O encontro foi organizado pelo dirigente do PSD Maló de Abreu, que também esteve presente no jantar tal como o secretário-geral José Silvano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório