Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

NB? "O que é que o contrato tem de especial que tem de ser escondido?"

Líder do PSD falou aos jornalistas após a renovação do Estado de Emergência no Parlamento.

NB? "O que é que o contrato tem de especial que tem de ser escondido?"
Notícias ao Minuto

16:13 - 17/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Rio

Após a votação e aprovação do (sétimo) Estado de Emergência a Assembleia da República, esta quinta-feira, Rui Rio afirmou que há a "necessidade de mais transparência nas relações entre o Parlamento e o Governo", sendo que o PSD deu entrada a "um requerimento na comissão parlamentar para ter acesso ao plano de reestruturação da TAP" - uma vez que "não se pode pedir que se tenha uma opinião devidamente sustentada quando não nos dão acesso a esse plano" -, e outro, "até mais importante", que tem a ver "com o contrato de venda do Novo Banco"

"Todos temos ouvido o Governo a dizer que a AR esteve mal porque o Estado tem de cumprir o contrato", recordou o líder social-democrata, considerando que "a Assembleia não esteve mal e o Governo vai poder cumprir o contrato, só que aquilo que é absolutamente surrealista é dizer que tem de cumprir o contrato, mas não mostram o contrato à AR ou aos portugueses". 

Para Rio, "isto é um contra senso, uma falta de transparência e não faz sentido nenhum". "Está um país todo a falar em cumprimento de um contrato [...], mas para sabermos se ambas as partes estão a cumprir, temos de conhecer o contrato"

O líder da oposição referiu ainda que o PSD está a terminar um projeto de lei, que deverá dar entrada amanhã, que "vai determinar que, em situações análogas a esta, em que o Estado é chamado a contribuir pesadamente, a Assembleia da República tenha acesso, se assim o determinar, a esses contratos"

"Estamos a falar do Novo Banco, mas isto não é uma lei para o Novo Banco", fez ainda questão de salientar. "É uma lei geral para o país, para a banca e para outras situações que amanhã possam não ser na banca". 

Em resposta aos jornalistas, Rio diz "não perceber" o que o contrato tem para "estar fechado a 'sete chaves'". "A pergunta que faço é: 'O que é que o contrato tem de especial que tem de ser escondido dos portugueses, ou seja, escondido daqueles que têm de pagar'"

Explicando que ainda não falou com outros partidos sobre este diploma, o líder da oposição diz estar convicto que "todos com exceção do Partido Socialista, penso eu, são favoráveis a que o contrato seja conhecido. O único que quer esconder o contrato, que eu perceba, é o Governo e, por consequência, o PS".

[Última atualização às 16h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório