Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cafôfo eleito novo líder do PS/Madeira aposta na "mudança na região"

O ex-presidente da Câmara do Funchal e deputado Paulo Cafôfo foi hoje eleito décimo presidente do PS/Madeira, numas eleições internas na qual foi o único candidato, preconizando "uma mudança na região" e reforço do partido nas autárquicas.

Cafôfo eleito novo líder do PS/Madeira aposta na "mudança na região"
Notícias ao Minuto

22:49 - 25/07/20 por Lusa

Política PS/Madeira

Paulo Cafôfo sucede a Emanuel Câmara, o presidente do município do Porto Moniz, no norte da ilha da Madeira, tendo obtido 1.431 votos dos 1.472 militantes que participaram neste ato eleitoral, num universo de 2.000 em condições de votar.

"É com muita honra e responsabilidade que sou presidente do Partido Socialista da Madeira", declarou o novo líder da estrutura regional do partido, preconizando uma "mudança na região".

O novo líder socialista insular afirmou que essa mudança começa "a partir de hoje, porque começou para o PS o ciclo das eleições autárquicas", nas quais o partido pretende ser o maior partido, com grandes resultados já no próximo ano, com grandes vitórias nos municípios da região".

"As eleições autárquicas começam já hoje", vincou o novo responsável do PS neste arquipélago, adiantando que pretende "reconduzir os atuais presidentes" nas câmaras e juntas de freguesias governadas pelo partido.

O PS encabeça a coligação Confiança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!) que governa o Funchal, detendo ainda os municípios de Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol.

"Acredito sinceramente que o ano 2021 vai ser um ano de muitas alegrias" e "uma grande vitória que acontecerá nas autárquicas do próximo ano", reforçou.

Paulo Cafôfo sublinhou que esta sua vitória para a liderança "abre um novo caminho" ao PS/Madeira, argumentando que o reforço do partido "nunca foi tão importante", por ser numa altura em que a região "atravessa uma crise económica sem precedentes".

"É por isso que temos de esbater as desigualdades, criar oportunidades no novo modelo de desenvolvimento para a nossa região", defendeu.

Também assegurou que os elementos da nova direção serão "os principais defensores da autonomia" regional, apontando que esta deve ser mais do que "estar de mão estendida a pedir dinheiro para Lisboa, de estar a contribuir para o clientelismo e o compadrio, que só serve alguns".

"Vou apostar numa autonomia para todos, numa autonomia de resultados", disse o novo responsável do PS/Madeira, acrescentando que o seu projeto aposta no "crescimento económico, emprego saúde para todos e educação de qualidade".

Paulo Cafôfo ainda realçou que "esta vitória mobilizadora para os militantes, configura que são novos caminhos que se podem abrir", na defesa da Madeira "em primeiro lugar", porque os "desafios são grandes" nesta crise sem precedentes que precisam da "solidariedade da República".

No seu entender, a autonomia deve ser usada não com um espírito de "guerrilha, considerando ser "necessário um relacionamento institucional estável" com a República, além de acordos entre os partidos do parlamento madeirense para adotarem uma "posição conjunta na defesa dos interesses da Madeira".

Cafôfo garantiu que, na qualidade de presidente do PS/Madeira, vai estar "na linha da frente para tentar convergências para melhor defender a região", porque é necessário "resolver problemas que se arrastam há demasiado tempo".

Para o novo líder socialista insular os problemas não se resolvem estando "constantemente numa gritaria entre Funchal e Lisboa", mas devem ser tratados "com sentido de Estado, com responsabilidade", censurando o "impacto negativo que existe nos atritos" entre os governos nacionais e regional

Ainda indicou que são assuntos "absolutamente determinantes" para o futuro da Madeira, a da continuidade territorial e a lei das finanças regionais, mencionando que a região e a República estão "condenadas a entender-se", porque fazem parte do mesmo país e isso pode ser mais "benéfico para a Madeira do que o conflito permanente com a República".

O líder eleito do PS/Madeira referiu também que vai estar empenhado "na reforma do sistema politico apresentando propostas e soluções, seja no que diz respeito ao Estatuto Político Administrativo, à própria Lei das finanças Regionais e à revisão da Constituição".

Paulo Cafôfo, é um professor de história com 49 anos que apareceu na vida política da Madeira encabeçando o projeto "Mudança" (PS, BE, PNDMPTPTP e PAN) que nas eleições autárquicas realizadas em 2013 derrotou pela primeira vez a maioria que o PSD sempre detiveram na Câmara Municipal do Funchal.

O novo líder socialista apresentou a moção de estratégia comtema "Avançar a Madeira pelas pessoas", um projeto já entregue na Comissão Organizadora do XIX Congresso Regional do PS, agendado para os dias 19 e 20 de setembro, no Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório