Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

BE questiona Ambiente sobre descargas poluentes no rio Ferreira

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério do Ambiente sobre "novas" descargas no rio Ferreira, em Paços de Ferreira, informou hoje o partido.

BE questiona Ambiente sobre descargas poluentes no rio Ferreira
Notícias ao Minuto

19:00 - 08/04/20 por Lusa

Política Covid-19

Segundo o BE, há registo de descargas naquela linha de água (afluente do rio Sousa), ocorridas "no final de março ou no início de abril", sublinhando ser "urgente" uma solução para a Estação de Tratamento de Águas de Residuais de Arreigada (ETAR), objeto de obras de ampliação e modernização.

O partido questiona a tutela sobre a data de entrada em funcionamento daquele equipamento ambiental, recordando haver declarações do ministro do Ambiente, no parlamento, que indicavam o mês de fevereiro.

"Tem a ETAR todas as licenças necessárias, nomeadamente a que estava em falta à data de janeiro?", pergunta a deputada Maria Manuel Rola.

A ETAR de Arreigada situa-se no concelho de Paços de Ferreira, mas o seu deficiente funcionamento tem sido criticado sobretudo no vizinho concelho de Paredes, a jusante, devido às descargas de efluentes que poluem o rio Ferreira.

As obras iniciadas no verão de 2018 apontavam para um prazo de execução de 30 meses, dotado o equipamento da capacidade para tratar cerca de 500 metros cúbicos de efluentes por hora e um volume médio de 10.000 metros cúbicos por dia, duplicando a sua capacidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório