Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Rio apenas admite avançar para liderança do PSD no futuro

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio admitiu hoje, em entrevista à TVI, que poderá avançar para a liderança do PSD, mas apenas no futuro e caso a "vontade dos outros" supere os seus planos atuais.

Rio apenas admite avançar para liderança do PSD no futuro
Notícias ao Minuto

21:36 - 09/12/13 por Lusa

Política Ex-autarca

Neste momento, Rui Rio diz não estar "para aí virado" e defende que não faria sentido neste próximo semestre alguém vir perturbar o trabalho que está a ser feito pela liderança de Passos Coelho.

Rio apenas admite avançar no futuro para a chefia do Governo ou até à Presidência em circunstâncias em que a sua vontade "não mande mais que a vontade dos outros".

"Não estou para aí virado. Acho que não vou estar para aí virado nunca, a não ser em circunstâncias especiais", afirmou.

Questionado sobre eventuais expectativas de militantes no partido, Rio respondeu: "Não sei se o PSD está à minha espera ou não", defendendo que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, deve terminar a tarefa que tem pela frente.

"Não fazia sentido nenhum alguém dentro do PSD vir agora perturbar", as decisões que têm de ser tomadas no curto prazo.

O Conselho Nacional do PSD vai votar na terça-feira a realização de diretas para a liderança do partido a 25 de janeiro e de um Congresso nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

Este é o calendário eleitoral proposto pela Comissão Política Nacional do PSD, que levará também ao Conselho Nacional propostas de regulamentos das diretas e do Congresso.

Na passada quarta-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que não tenciona colocar o lugar de presidente do PSD à disposição no curto prazo, confirmando que vai recandidatar-se, mas considerou natural que se pense na sua sucessão.

"Eu não tenciono colocar o meu lugar à disposição no curto prazo. Tenciono, antes pelo contrário, apresentar a minha recandidatura à liderança do PSD dentro de muito pouco tempo", declarou.

Pedro Passos Coelho foi questionado sobre este assunto a propósito da nova plataforma de debate político na área da social-democracia apresentada nesse dia, que algumas notícias associaram ao lançamento do ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio para a liderança do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório