Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Sócrates tem problema difícil da relação com a verdade"

Ex-líder do PSD comentou o interrogatório a Sócrates no seu espaço de comentário na SIC.

"Sócrates tem problema difícil da relação com a verdade"
Notícias ao Minuto

14:15 - 04/11/19 por Notícias Ao Minuto

Política Marques Mendes

Luís Marques Mendes falou, no seu habitual espaço de comentário na SIC, sobre o interrogatório a José Sócrates que ocorreu na semana passada e que continua esta segunda-feira à tarde.

Para o comentador, "o caso maior foi a ideia de que Sócrates foi sempre contra a nomeação de Armando Vara [...] Só ele é que acredita nisso. Então ele senhor todo-poderoso se quisesse que Vara não fosse para a Caixa Geral de Depósitos não o impedia? Havia algum ministro das Finanças que ia contrariar o primeiro-ministro?", começou por questionar. 

Neste seguimento, o ex-líder do PSD considerou que "José Sócrates tem este problema difícil da relação com a verdade".

"Quando foi estudar para Paris [Sócrates] deu uma entrevista televisiva e disse: 'Eu vou estudar e por isso pedi um empréstimo à Caixa Geral de Depósitos'. Porque é que na altura escondeu os empréstimos, segundo ele, de Carlos Santos Silva, que eram muito maiores que o da Caixa Geral de Depósitos? É muito suspeito. Porque falou de um e escondeu o outro?", deu como exemplo Marques Mendes. 

Em segundo lugar, prosseguiu, se Sócrates "era uma pessoa que não tinha dinheiro e vivia de empréstimos porque é que ele não explica [como] vivia 'à grande e à francesa' em Paris? Uma pessoa quando não tem dinheiro e vive de dinheiro emprestado é poupado."

Continuando, o ex-líder do PSD considerou ainda que "quase toda a gente usa dinheiro através de transferências bancárias, não usa dinheiro vivo". "Porque é que as questões dele eram só em dinheiro vivo? Porque é que não explica?", questionou.

Marques Mendes referiu também o "ordenado mensal de uma farmacêutica, de 12.500 euros". "Agora parece que disse ao juiz - não sei se é verdade se não - que não lhe chegava para viver [...] Ele que foi primeiro-ministro, que tinha sempre dificuldades em aumentar - como é normal - o salário mínimo e as pensões... 12.500 euros por mês não chegavam? Ele que se diz um homem de Esquerda?"

De lembrar que o interrogatório a José Sócrates continua esta segunda-feira no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa. À entrada, o ex-primeiro-ministro disse aos jornalistas que ia "com vontade de repor a verdade e para que não fique desta acusação pedra sobre pedra. É uma acusação monstruosa, injusta e completamente absurda".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório