Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

"Governo não fez as contas para saber se pode cumprir o que é justo"

Rui Rio esteve hoje reunido com organizações sindicais de professores e aproveitou a oportunidade para lançar farpas ao Executivo de Costa.

"Governo não fez as contas para saber se pode cumprir o que é justo"
Notícias ao Minuto

21:18 - 26/06/18 por Filipa Matias Pereira

Política Rui Rio

As organizações sindicais de professores estiveram hoje reunidas com o líder do PSD, depois de o colégio arbitral ter decretado esta terça-feira serviços mínimos às avaliações do 9.º, 11º e 12.º anos.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, Rui Rio começou por defender que “o PSD nunca prometeu nada que não pudesse cumprir”. Referindo-se mais concretamente à ‘guerra’ entre Governo e professores, o social-democrata recorda que ouviu o Executivo “dizer que uma medida destas [contagem do tempo de carreira] custará 600 e tal milhões de euros. Hoje, sindicatos disseram que consideram que fizeram as contas muito bem feitas e as medidas custam cerca de 250 milhões de euros. Obviamente que é muito diferente acomodar 600 milhões e 250 milhões”.

Aproveitando a oportunidade para lançar farpas ao Governo de António Costa, Rio alerta o Executivo para a necessidade de “saber aquilo que está comprometer para ter o orçamento viabilizado por parte do Bloco de Esquerda e do PCP”.

“Aquilo que temos a certeza”, prosseguiu, “é que o Governo não fez as contas e essas são necessárias para saber em que medida é possível cumprir aquilo que é justo que é contar o tempo todo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório