Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Oficial: Assegurados serviços mínimos em greve às avaliações

O colégio arbitral decretou esta terça-feira os serviços mínimos às avaliações do 9.º, 11º e 12.º anos.

Oficial: Assegurados serviços mínimos em greve às avaliações
Notícias ao Minuto

17:31 - 26/06/18 por Filipa Matias Pereira

País processo

As últimas semanas têm sido marcadas pela greve - anunciada - dos professores. Numa primeira fase, 96% dos conselhos de turma (reuniões de avaliação para atribuição de notas aos alunos) foram travados pela paralisação da classe profissional. 

Em declarações à Lusa, num balanço da primeira semana, Mário Nogueira disse que a adesão à greve era "uma das maiores de sempre", tendo a maior parte das escolas paralisado "a 100%".

A Fenprof aguardava apenas que colégio arbitral se pronunciasse sobre os pré-avisos de greve para julho e o órgão soberano decretou esta terça-feira os serviços mínimos para as avaliações do 9.º, 11º e 12.º anos.

O colégio arbitral nomeado para decidir serviços mínimos na greve dos professores às avaliações decretou "por unanimidade" que estes se vão aplicar aos conselhos de turma dos 9.º, 11.º e 12.º anos, anunciou hoje o Ministério da Educação (ME).

"Tal como solicitado pelo Ministério da Educação, o Colégio Arbitral deliberou, por unanimidade, que os conselhos de turma relativos aos 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade devem realizar-se até à data limite de 5 de julho, a fim de emitirem a avaliação interna final. Mais deliberou que o diretor, ou quem o substitua, deve recolher antecipadamente todos os elementos referentes à avaliação de cada aluno que ainda não tenha nota atribuída, para que se possam tomar as melhores decisões pedagógicas", lê-se numa nota do ME.

As provas finais de ciclo do 9.º ano de escolaridade, recorde-se, estão a decorrer desde 19 de junho e terminam a 27 do mesmo mês, no que diz respeito à 1.ª fase, estando a afixação de pautas marcada para 13 de julho, de acordo com o calendário escolar para 2017-2018 publicado em Diário da República.

No ensino secundário a 1.ª fase dos exames nacionais decorre entre 18 de junho e 27 de junho, estando a afixação de pautas marcada para 12 de julho.

[Notícia atualizada às 18h]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório